Após o colapso do FTX e as desconfiança de muitos investidores em manter suas criptomoedas em empresas centralizadas, muitas exchanges divulgaram suas provas de reservas para provar a solvência. O cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, se manifestou após o colapso do FTX, oferecendo seus pensamentos e alguns pontos positivos do evento.
Buterin explicou em seu blog, que um sistema onde os usuários podem verificar seus saldos pessoais por meio de uma árvore Merkle, protegida com a privacidade de um zk-SNARK (argumento de conhecimento sucinto não interativo de conhecimento zero).
Buterin disse, “A coisa mais simples que podemos fazer é colocar todos os depósitos dos usuários em uma árvore Merkle (ou, ainda mais simples, um compromisso KZG) e usar um ZK-SNARK para provar que todos os saldos na árvore são não negativos e somam a algum valor reivindicado. Se adicionarmos uma camada de hash para privacidade, a ramificação Merkle (ou prova KZG) fornecida a cada usuário não revelará nada sobre o saldo de qualquer outro usuário
No futuro de longo prazo, minha esperança é que nos aproximemos cada vez mais de todas as trocas sem custódia, pelo menos no lado criptográfico. A recuperação da carteira existiria e pode ser necessário haver opções de recuperação altamente centralizadas para novos usuários que lidam com pequenas quantias, bem como instituições que exigem tais acordos por motivos legais, mas isso pode ser feito na camada da carteira e não dentro da própria bolsa”.
Merkle Trees ajudam a codificar dados blockchain de forma mais eficiente e segura e podem ajudar na verificação rápida de informações sem revelar um conjunto de dados inteiro. Os KZGs são um tipo de esquema de compromisso polinomial que permite aos verificadores confirmar as avaliações reivindicadas.
Respondendo à proposta de Buterin, o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, disse que a contabilidade on-chain será importante para o avanço da indústria. CEO da Binance, Changpeng Zhao, também apoiou e disse que está trabalhando nas novas ideias de Buterin.