Changpeng Zhao (CZ), CEO de uma das maiores exchanges de criptomoedas, a Binance, comentou sobre as rivais do mercado, bem como a falência da FTX e a recente polêmica da carteira Ledger durante uma conversa com o canal Bankless, no Youtube, em 29 de maio.
CZ ressaltou que o crescimento do mercado acontece a partir da competição. No entanto, ele observa que há uma colaboração entre as exchanges mesmo de forma indireta, principalmente no tocante a questões regulatórias.
O CEO da Binance destacou que não tinha ciência sobre as operações fraudulentas da exchange falida FTX e que toda indústria está sofrendo por causa disso.
“Eles [reguladores] vieram muito mais pesado para cima da [indústria] de criptomoedas [após a falência da FTX]. Eles deixaram o cara mau passar e agora eles estão punindo os caras bons e os caras maus que restaram”, disse. “Estão massacrando todo mundo.”
O fundador da Binance também comentou sobre a carteira Ledger, afirmando que a situação é diferente, pois não houve a perda de dinheiro por parte de ninguém, mas que isso não deixa de ser um problema.
“Eles reposicionaram seu produto, violando seus princípios fundamentais. Usamos a Ledger porque disseram que “esse é um dispositivo que mantém sua chave-privada no dispositivo”, agora, repentinamente, há uma forma dela sair do dispositivo”, declarou Zhao. “Isso por si só não é uma fraude.”
Ainda na oportunidade, CZ fez uma comparação entre o setor cripto com a internet. Ao responder sobre qual a maior oportunidade, o CEO da exchange destacou que há muita coisa acontecendo na indústria.
“Se falássemos sobre internet, não falaríamos sobre a próxima coisa grande que aumentará a adoção da internet. Ha muitas coisas diferentes, vídeo-conferências, redes sociais, Google”, disse. “Acredito que para criptomoedas/blockchain está além de uma coisa única”, complementou.
“Em 2017 tivemos ICOs, até em 2021 tivemos múltiplas coisas acontecendo. Não será mais uma única coisa que aumentará a adoção, pois a indústria está maior, há mais players, diferentes setores.”