A Celsius Network anunciou que havia implementado uma pausa nos saques, trocas e transferências entre contas em um aviso enviado na manhã de segunda-feira. A empresa atribuiu o problema a “condições extremas de mercado”.
Após a divulgação dos dados de inflação do IPC pelo Departamento do Trabalho dos EUA na sexta-feira passada, os mercados de criptomoedas estão em queda livre. As saídas de capitalização de mercado desde então totalizaram US$ 213 bilhões do pico ao vale. A inflação ao consumidor nos EUA atingiu uma alta de 40 anos de 8,6% em maio, um aumento de 0,3% em relação ao mês anterior, o que indica que a inflação e a crise associada ao custo de vida não estão sob controle. O aviso de Celsius é mais um sinal de condições macroeconômicas que pressionam um setor de criptomoedas já tenso.
Celsius toma medidas para estabilizar suas operações
Em resposta às pressões, Celsius disse que a medida a colocaria em uma posição melhor para honrar suas obrigações no longo prazo. A empresa acrescentou que era necessário “estabilizar a liquidez e as operações”. No entanto, o aviso confirmou que as recompensas continuariam acumulando durante o período de pausa.
“Agir no interesse de nossa comunidade é nossa principal prioridade. A serviço desse compromisso e para aderir à nossa estrutura de gerenciamento de risco, ativamos uma cláusula em nossos Termos de Uso que permitirá que esse processo ocorra.”
O evento desencadeou uma oscilação de 74% para o lado negativo do token CEL. O suporte chegou ao nível de US$ 0,0930, desencadeando uma luta inicial dos touros. Mas a maioria das velas horárias desde então indicam indecisão. Em maio, alguns usuários do Celsius relataram dificuldades na retirada de fundos, o que gerou rumores de que a empresa estava insolvente. Comentando sobre isso em um comunicado enviado à CryptoSlate em 3 de junho, Celsius disse que não tem problemas em atender aos pedidos de retirada e os honra o mais rápido possível. Quaisquer atrasos de retirada ocorridos foram devido a problemas fora de seu controle. A empresa trabalha com os clientes afetados para resolver o problema nesses casos.