Em 16 de agosto, as partes do processo de falência envolvendo o credor de criptomoeda Celsius se reuniram novamente para resolver uma série de questões relacionadas às operações da empresa, uma vez que contempla uma possível reorganização.
O juiz-chefe de falências dos EUA, Martin Glenn, em Manhattan, expressou preocupação em uma audiência de que a mineração de bitcoin não seria imediatamente lucrativa, já que a Celsius precisa fazer investimentos adicionais para que suas instalações de mineração funcionem com capacidade total, mas disse que respeitaria o julgamento comercial da empresa e permitiria isso para prosseguir. Ele, no entanto, impediu a Celsius de vender investimentos em ações ou dívidas em outras empresas de criptomoedas até fornecer mais informações sobre os ativos que deseja vender.
Os gastos da Celsius estão sob escrutínio no tribunal de falências desde que entrou com o pedido do Capítulo 11 em 13 de julho, após sua decisão de congelar as contas dos clientes. Seu modelo de negócios, como o de outros credores de criptomoedas, ficou sob escrutínio após uma forte venda no mercado de criptomoedas, estimulada pelo colapso dos principais tokens terraUSD e luna em maio.
Ross Kwasteniet, advogado da Celsius na Kirkland & Ellis, reconheceu que a operação de mineração estaria inicialmente no vermelho, mas afirmou durante a audiência que a empresa está perto de obter lucro depois de gastar uma quantia considerável de dinheiro na compra de computadores e na construção de instalações para a operação de mineração. O Texas State Securities Board e o Departamento de Justiça dos EUA se opuseram ao investimento de Celsius na operação de mineração, mas depois retiraram sua oposição depois que Celsius deixou claro que só venderia o bitcoin minerado por dinheiro, em vez de usá-lo como garantia para empréstimos adicionais.
A Celsius disse anteriormente que a mineração de bitcoin é fundamental para seus esforços de reestruturação e recebeu permissão no início de seu caso de falência para gastar US$ 5,2 milhões em esforços de mineração. A Celsius está explorando vendas mais significativas de alguns ou de todos os seus ativos enquanto está em processo de falência e retornará ao tribunal em 1º de setembro para obter aprovação para um processo e cronograma para o leilão de seus ativos.