A plataforma de empréstimo de criptomoedas está tentando de tudo, incluindo uma reestruturação da empresa, para permanecer solvente depois que decidiu suspender os saques.
A decisão da Celsius de suspender as retiradas colocou a empresa em apuros, já que várias moedas importantes despencaram em um mercado já instável. Agora, a empresa está explorando todas as opções para permanecer solvente. A empresa de pesquisa de criptomoedas Kaiko reconheceu os infortúnios de Celsius para uma combinação de má gestão de risco, condições de baixa do mercado e sua dependência de suas participações em Staked Ether (stETH). O analista financeiro-chefe da Kaiko, Conor Ryder, acredita que a Celsius precisa usar suas participações significativas de stETH como garantia em um acordo de balcão para gerenciar alguma liquidez de alguma forma.
Ryder escreveu em um relatório em 15 de junho:
“Mesmo que eles sobrevivam a esse ataque, não vejo como alguém pode confiar em Celsius para manter seus ativos seguros daqui para frente… adoção, mas isso provavelmente é apenas o otimista em mim.”
Embora a empresa tenha perdido muitos fundos no crash do Terra (LUNA) e no hack do BadgerDAO, o token stETH está sendo considerado o principal responsável por seus problemas de solvência. O token foi criado pela Lido para ser vinculado ao ETH e ser resgatável em uma equação de um para um após as atualizações para o blockchain. No entanto, como o preço do stETH se afastou do ETH, a Celsius foi forçada a congelar os saques devido à falta de liquidez. Agora, a plataforma tem cerca de US $ 500 milhões presos em stETH, que eles não podem vender em massa sem destruir absolutamente o preço.
Modelo De Negócios Insustentável
Parece que a Celsius está explorando todos os caminhos possíveis para se livrar da correção, chegando até a consultar seus investidores. A assessoria financeira dos investidores levou a empresa a fazer uma reestruturação financeira completa, para a qual contratou uma equipe de advogados do escritório de advocacia Akin Gump Strauss Hauer & Feld LLP.
A alta taxa de rendimento (chegando a 18,63% APY) desta plataforma de empréstimo de criptomoedas sempre levantou suspeitas. A certa altura, a empresa detinha cerca de US$ 11,8 bilhões em ativos de clientes e um total de US$ 8,2 bilhões em empréstimos. Seu número total de usuários também foi próximo de 1,8 milhão. Naturalmente, as preocupações com os níveis de sustentabilidade de seus negócios já foram justificadas, especialmente porque a empresa planeja reestruturar todo o seu modelo de negócios.