Vladimir Potanin, empresário e segundo homem mais rico da Rússia, afirmou que um rublo digital pode substituir as criptomoedas privadas, e que poderia promover novas tecnologias, enquanto o bitcoin e as altcoins são “produtos não confiáveis” que representam riscos para os investidores.
Vladimir Potanin é um ferrenho defensor dos serviços e pagamentos digitais, e acredita que eles fazem parte de uma futura revolução financeira, afirmando que é mais uma passo de uma evolução natural e que uma CBDC seria altamente centralizada e controlada pelo banco central da Rússia, razão pela qual a instituição deveria dar total atenção à ela.
As moedas de metal foram substituídas por papel-moeda e, então, as transações tornaram-se sem dinheiro. Os ativos financeiros digitais são apenas o próximo estágio”, apontou Potanin.
No entanto, o milionário russo acredita que essa digitalização não deve se concentrar em criptomoedas privadas como Bitcoin e o Ethereum, já que esses são “produtos não confiáveis”, argumentando que uma moeda digital do banco central (CBDC) ou outros tokens controlados pelas autoridades são as soluções monetárias apropriadas que podem impulsionar a economia da Rússia.
O interesse de Potanin nas criptomoedas é porque ele é um investidor na Atomyze, startup de tokenização com sede na Suíça. A plataforma usa blockchain para transformar ativos reais, como o metal, em tokens que podem ser facilmente trocados. No início de fevereiro, a unidade russa da empresa recebeu uma licença para oferecer tal negociação.
Ao contrário de algumas criptomoedas, plataformas como a Atomyze oferecem aos consumidores bens digitais seguros e de alta qualidade e podem extrair produtos não confiáveis do mercado”, disse Potanin.
Vale ressaltar que a Rússia vive um momento bem controverso com relação às criptomoedas, já que em janeiro, a instituição financeira pediu uma proibição total de criptomoedas, afirmando que as moedas digitais privadas são como um esquema pirâmide, que poderia ameaçar a rede financeira local.
No entanto, até o presidente Vladimir Putin veio a público afirmar que vê as criptomoedas, especialmente a indústria de mineração, certas vantagens para o país, pedindo ao banco central para rever a posição e chegar a algum tipo de opinião unânime.