Changchun Mu, chefe do instituto de pesquisa de moeda digital do Banco Popular da China (PBOC), afirmou que o yuan digital deverá estar disponível nos cenários de pagamento de varejo. O yuan digital é a moeda digital do banco central (CBDC) da China que está em teste. As informações foram publicadas pela mídia local The Paper, em 3 de setembro.
De acordo com a publicação, o funcionário do banco central chinês explicou que os provedores de carteiras devem seguir cautelosos quanto aos requisitos de conformidade e obtenção das licenças financeiras necessárias.
“A primeira etapa no processo de atualização é usar o yuan digital como ferramenta de pagamento para todos os cenários de varejo, disse Mu.
Em sua declaração, no fórum comercial em Pequim, Changchun Mu, destacou: “No curto prazo, podemos começar unificando os padrões de códigos QR em nível técnico para alcançar a interoperabilidade dos códigos de barras”.
“No longo prazo, implementaremos de forma constante a atualização das ferramentas de pagamento”, acrescentou o funcionário do banco central.
Vale lembrar que, em fevereiro, o secretário financeiro de Hong Kong, Paul Chan, informou que a promoção do Yuan digital e dólares de Hong Kong para uso internacional são tratados como prioridade. Além disso, a entidade financeira reservou US$ 7,2 milhões para web3.
Em um discurso orçamentário para 2023–2024, o secretário destacou que Hong Kong seguirá com o fortalecimento de sua posição como um centro financeiro. Chan ressaltou o desenvolvimento da fintech.
Em abril, a cidade chinesa de Changshu, localizada na província de Jiangsu, informou sobre seus planos para se tornar a primeira no mundo a pagar os salários de seus funcionários públicos e de empresas estatais inteiramente com o CBDC yuan digital. Isso representou um grande passo para o Banco Popular da China (PBoC) e seu projeto de moeda digital.