A CEO da ARK Invest, Cathie Wood, destacou que o setor crypto atualmente é uma questão eleitoral em meio aos últimos desenvolvimentos nos EUA e a proximidade com o próximo pleito, enquanto os candidatos estão tentando o apoio da indústria para vencer as eleições presidenciais em novembro.
Wood afirmou que a razão pela qual os documentos para aprovação dos fundos negociados em bolsa (ETFs) de Ethereum foram aprovados de forma repentina pelas autoridades é porque agora a indústria é uma questão eleitoral nos EUA, de acordo com informações do Coindesk.
Ao comentar sobre o assunto durante uma entrevista a Peter McCormack, apresentador do podcast What Bitcoin Did, no Consensus 2024, a CEO da ARK Invest destacou que: “A leitura era que não seria aprovado. Absolutamente não seria aprovado”.
“Se tivesse sido aprovado da maneira normal, teríamos recebido perguntas da SEC. Ninguém estava recebendo perguntas da SEC de antemão”, afirmou Wood.
A executiva também observou a mudança de sentimento em torno da Lei de Inovação e Tecnologia Financeira para o Século 21 (FIT21) na Câmara dos EUA. Enquanto a administração Biden estava contra a aprovação do projeto, a Casa Branca não planejava vetá-lo, mostrando uma divergência no governo dos EUA sobre a regulamentação das criptomoedas nos EUA. Em 22 de maio, a Câmara votou 279 a 136 para aprovar o FIT21.
Além disso, o ex-presidente e atual postulante ao cargo, Donald Trump, mudou sua estratégia de campanha e ficou “amigo” das criptomoedas, passando até a aceitar doações de campanha em cripto, chamando atenção do governo, segundo Wood.
As Criptos no Centro do Debate Presidencial dos EUA
Joe Biden e Donald Trump, figuras centrais da política americana, preparam-se para um confronto direto no próximo debate presidencial agendado para 27 de junho. Biden, atualmente na presidência, confirmou sua participação através de um comunicado na rede social X no dia 15 de maio, desafiando Trump a fazer o mesmo. Trump, por sua vez, não demorou a aceitar o convite, expressando através de sua plataforma de mídia social, Truth Social, sua disposição em debater com Biden.
Os dois candidatos, embora enfrentem desafios legais separados, estão programados para se encontrar antes mesmo de receberem formalmente a nomeação de seus respectivos partidos nas convenções nacionais. Este será um momento crucial, considerando que Robert F. Kennedy Jr., um terceiro candidato significativo, criticou sua exclusão do debate.