O Catar Central Bank (QCB, na sigla em inglês) está estudando a possibilidade de lançar uma moeda digital e emitir licenças de banco digital. De acordo com o chefe da seção fintech do QCB, Alanood Abdullah Al Muftah, estima-se que o banco central defina uma direção para seu foco futuro em breve.
Al Muftah comentou que o QCB também determinará se o Catar poderá estabelecer uma moeda digital do banco central (CBDC), explicando que cada banco central deve estudar os bancos digitais, considerando sua crescente importância no mercado global que também tiveram a direção do mercado caminhando para ter uma moeda digita, porém, ainda está sendo estudado se haverá ou não uma moeda digital para o Catar.
Ao comentar sobre o sandbox regulatório no Catar, Al Muftah disse que três empresas do setor de pagamentos estão atualmente testando soluções com o banco central, citando que o QCB está considerando outras empresas interessadas no sandbox regulatório.
Um sandbox regulatório é um espaço no qual as fintechs podem testar novos produtos, serviços, modelos de negócios e mecanismos de entrega em um ambiente real enquanto se beneficiam de um processo de autorização acelerado e monitoramento de supervisão.
Enquanto isso, o banco privado do Catar, o Dukhan Bank, está examinando a possibilidade de criar um banco digital no Catar, segundo o diretor de operações e diretor digital, Narayanan Srinivasan, em entrevista ao The Peninsula. Srinivasan aproveitou para alertar que sua instituição só construiria um banco digital após um melhor entendimento de sua economia. De acordo com a reportagem, o Dukhan Bank também está considerando a tecnologia blockchain no setor de pagamentos.
Embora as moedas virtuais privadas como o Bitcoin (BTC) tenham crescido em popularidade e seguidores, as CBDCs, apoiadas pelo governo, frequentemente consideradas uma antítese das criptomoedas privadas, estão se acelerando rapidamente. Segundo dados do Atlantic Council, em junho de 2019, 87 nações estão desenvolvendo sua própria moeda digital, com apenas 14 completando a fase piloto., e nove países já tendo implementado um CBDC em sua economia.