O advogado pró-Ripple, John Deaton, abordou recentemente o potencial cenário caso a Ripple perca sua batalha jurídica contra a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), ressaltando que, se a empresa perder para a SEC, a situação financeira poderia ser devastadora e durar anos.
De acordo com Deaton, se a Ripple perder e apelar, o status quo atual será mantido pelos próximos 2 a 5 anos. Ele acredita que a Suprema Corte aceitará o recurso, caso o Congresso não tenha tomado uma decisão até então.
Se a SEC for vitoriosa, a Ripple, segundo Deaton, provavelmente apelará e não haverá dinheiro disponível para anos, se houver algum. Em uma perspectiva de cinco anos, se a Ripple perder todos os recursos, a SEC receberá o dinheiro – cerca de $ 1,3 bilhões – não os reclamantes civis.
Neste cenário, a SEC poderia criar um fundo para os detentores de XRP venderem seu XRP, similar ao que aconteceu no caso Veritaseum. Surpreendentemente, Deaton menciona que os detentores de XRP poderiam receber mais dinheiro do fundo da SEC devido ao fato de que, no caso civil, os advogados receberiam entre 25-35% da recuperação de honorários advocatícios antes de qualquer dedução de custos do caso.
No entanto, o advogado pró-Ripple alerta que as chances do processo civil levar a uma compensação monetária são escassas. Se a SEC vencer no final, a instituição arrecadaria mais dinheiro e, ironicamente, ofereceria a melhor opção.
Ele enfatizou a importância de estar na lista de 75 mil que ele publicou, alegando que, ao se juntar, ninguém renuncia a nada e, em caso de qualquer recuperação monetária para os detentores de XRP, provavelmente seriam contatados, já que os detentores de XRP deveriam ser notificados sobre a recuperação.
Finalmente, Deaton expressou esperança de que, se a Ripple perder e o Congresso resolver a confusão regulatória durante os 5 anos de recursos, tudo isso poderia ser dissipado. Ele conclui afirmando que estar na lista não renunciou a nada e, se houver alguma reivindicação, já estaria identificada.