Cardano vs. Ethereum é um debate de alta tecnologia que interessa a investidores, desenvolvedores de dApps, a crescente indústria de DeFi e entusiastas de criptomoedas. Ethereum e Cardano são duas das maiores plataformas blockchain do mundo. No entanto, embora o Ethereum seja um nome familiar graças ao valor de sua criptomoeda associada, o Ether, você pode estar menos familiarizado com o Cardano e seus recursos.
Compreendendo a história de Cardano vs. Ethereum
Entusiastas de criptomoedas e jornalistas que cobrem o setor apelidaram Cardano de “The Ethereum Killer”. Exploraremos por que as pessoas pensam que Cardano poderia substituir o Ethereum com mais detalhes ao examinar como essas duas plataformas blockchain diferem. No entanto, por enquanto, é importante saber que a Cardano foi fundada pelo cofundador da Ethereum, Charles Hoskin, e pelo ex-executivo da Ethereum, Jeremey Wood.
Em muitos aspectos, você pode argumentar que o blockchain Cardano foi fundado para melhorar os problemas críticos de rede que Hoskin e Wood viram em primeira mão enquanto trabalhavam no Ethereum . Ainda assim, há uma diferença profundamente enraizada na filosofia entre Ethereum e Cardano que deve ser discutida antes de entrar nas diferenças técnicas.
O Ethereum opera sob uma filosofia de lançamento primeiro e atualização posterior. A blockchain Ethereum foi lançada rapidamente para capitalizar as fraquezas do Bitcoin. A pressa em lançar a rede Ethereum levou a problemas de aprimoramento e escalabilidade que exploraremos com mais detalhes posteriormente.
Por outro lado, Cardano segue uma abordagem acadêmica. Em vez de apressar atualizações e lançamentos, a rede Cardano é apoiada por pesquisas detalhadas e documentação acadêmica. Além disso, o blockchain segue diretrizes rigorosas para garantir que os protocolos de rede sejam bem pesquisados, revisados por pares e documentados, independentemente de quanto tempo leve para ser lançado.
O Ethereum foi construído para capitalizar as falhas do Bitcoin, mas o Cardano foi construído para inovar todo o ecossistema de criptomoedas e blockchain.
Comparando Cardano e Ethereum
Embora Cardano e Ethereum sejam voltados para aplicativos descentralizados e o setor DeFi , existem diferenças significativas entre essas plataformas blockchain. As principais áreas que vamos comparar e contrastar são:
- Contratos inteligentes
- Mecanismos de consenso
- Arquitetura
- Escalabilidade
- Segurança
- Valor de mercado
Contratos inteligentes
A inovação mais significativa do Ethereum é o contrato inteligente. Os contratos inteligentes permitem que os desenvolvedores criem aplicativos descentralizados, revolucionaram a FinTech e incentivaram o crescimento da tendência financeira descentralizada. O blockchain Ethereum é o líder global em contratos inteligentes. No entanto, o Ethereum não é a única plataforma que suporta contratos inteligentes .
Cardano também possui recursos de contrato inteligente. A grande diferença aqui é que existem planos para que os contratos inteligentes Cardano sejam mais funcionais e acessíveis do que os contratos inteligentes Ethereum. A visão de Cardano é que qualquer pessoa poderá criar seus próprios aplicativos descentralizados usando contratos inteligentes Cardano. Atualmente, se você deseja criar um contrato inteligente, precisa de um desenvolvedor que entenda e possa codificar com linguagens de programação como Solidity (Ethereum) ou Haskell (Cardano).
Mecanismos de consenso
O Ethereum atualmente usa um mecanismo de consenso de protocolo de prova de trabalho (PoW) para validar transações na rede. O Bitcoin foi pioneiro no mecanismo de consenso PoW. Embora esse mecanismo seja conhecido por ser seguro, existem preocupações significativas sobre a quantidade de energia que consome e a velocidade com que pode verificar as transações.
Cardano inovou e foi pioneiro no algoritmo de consenso de prova de participação (PoS). O sistema PoS da Cardano é mais eficiente em termos de energia, escalável e mais rápido do que o mecanismo PoW atualmente usado pela Ethereum . A Ethereum reconhece essa deficiência e a rede planeja atualizar para um sistema PoS com o lançamento do blockchain Ethereum 2.0.
Arquitetura
A blockchain Cardano é dividida em duas camadas. Existe uma camada que processa transações ADA (criptomoeda do Cardano) e uma camada que suporta contratos inteligentes. O sistema de camada dupla do Cardano oferece uma vantagem sobre o Ethereum . Como o Ethereum lida com contratos inteligentes e transações Ether na mesma camada, o congestionamento da rede e as altas taxas costumam ser problemas. Lembre-se de que o custo das transações do Ethereum está vinculado ao valor do Ether. O Ethereum não é apenas a segunda criptomoeda mais valiosa, mas também é negociado em alto volume, o que causa congestionamento na rede.
Outra vantagem do sistema de camada dupla do Cardano é que cada camada pode ser atualizada de forma independente, sem diminuir a velocidade das transações na outra camada.
Escalabilidade
Cardano é mais escalável que Ethereum. Este fato permanece verdadeiro mesmo se você considerar o Ethereum 2.0 não lançado. Quando o Ethereum 2.0 for lançado, ele terá potencialmente a capacidade de lidar com 100.000 transações por segundo. A atualização do Ouroborus Hydra da Cardano dará à rede Cardano o potencial de processar mais de 2 milhões de transações por segundo. No entanto, Cardano ainda domina os números atuais de capacidade de transação para ambas as redes. Atualmente, Cardano pode processar 250 transações por segundo em comparação com 100 do Ethereum.
A escalabilidade pode ser um problema significativo para o Ethereum no futuro, à medida que mais empresas e consumidores utilizam a tecnologia blockchain.
Segurança
Cardano é mais seguro que Ethereum por causa de sua ênfase na revisão por pares . No entanto, a filosofia de lançamentos rápidos da Ethereum permite inovar mais rapidamente. O ecossistema Ethereum está cheio de atualizações rápidas. Em comparação, cada atualização feita no Cardano é completamente revisada por pares antes da produção e implantação.
Além disso, Cardano usa a linguagem de programação Haskell. Haskell é mais amplamente utilizado do que o Solidity da Ethereum, tornando a auditoria do código da Cardano mais fácil e acessível a um amplo público acadêmico.
Valor de mercado
Apesar das vantagens do Cardano sobre o Ethereum, o Ethereum domina os setores de desenvolvimento de dApp e DeFi . Ethereum também é a plataforma blockchain central que impulsiona o desenvolvimento e as vendas de NFT. O valor de mercado da Ethereum é de 442 bilhões de dólares em comparação com os 45 bilhões de dólares da Cardano.
No entanto, deve-se notar que Cardano está investindo fortemente nas partes em desenvolvimento do mundo, principalmente na África e no sul da Ásia. A Cardano está focada em áreas com baixa adoção de DeFi e dApp para aumentar sua rede organicamente.
Conclusão
Há muitas informações para filtrar ao comparar Cardano e Ethereum. Embora o Cardano tenha muitos recursos que entusiasmam os tecnólogos, o Ethereum ainda é provavelmente a melhor opção para contratos inteligentes, DeFi e desenvolvimento de dApp. No entanto, isso não significa que o Ethereum sempre será a melhor escolha.
A abordagem acadêmica de Cardano rendeu ótimos resultados iniciais e será importante acompanhar o progresso que a blockchain Cardano fará no futuro. Espero que o debate Cardano vs. Ethereum faça mais sentido para você agora, mas se você tiver alguma dúvida, entre em contato com um parceiro de desenvolvimento de aplicativos para obter orientação e conselhos sobre tudo relacionado a blockchain.