Os contratos inteligentes tornaram-se realidade na rede Cardano depois de 12 de setembro. Após o lançamento do Alonzo Hard Fork Combinator , os desenvolvedores agora podem ir em frente e começar a criar contratos inteligentes no ecossistema. Isso ajudaria os desenvolvedores a criar aplicativos descentralizados (DApps) para fornecer serviços financeiros descentralizados (DeFi) aos usuários do blockchain.
Com o número de contratos inteligentes que foram criados na rede, não há dúvida de que estamos prestes a testemunhar um influxo de novos aplicativos descentralizados na rede. O projeto disse que eles estão apoiando os desenvolvedores para trazer seus projetos para a vida na plataforma. Tornando o ecossistema Cardano o mais seguro e amigável possível para o desenvolvedor. Os desenvolvedores, por sua vez, mostraram sua confiança na rede com a quantidade de contratos inteligentes já existentes no ecossistema.
Mais de 2.000 contratos inteligentes em quatro dias
No primeiro dia após a conclusão do lançamento, mais de 100 contratos inteligentes foram criados nas primeiras 24 horas. Esse número em si era impressionante. Mas os dias subsequentes mostraram um cronograma ainda mais acelerado para a criação desses contratos inteligentes. Quinta-feira, 16 de setembro marca o quarto dia após o Alonzo HFC e a contagem atual para os contratos inteligentes na rede agora está em quase 2,3 mil .
Embora a maioria desses contratos inteligentes não esteja entrando em vigor agora, os desenvolvedores os estão criando em uma tentativa de bloquear seus tokens antes do lançamento de seus aplicativos descentralizados. Isso evidencia o número de desenvolvedores de projetos que já estão trabalhando para trazer para o ecossistema Cardano. Com a ascensão das finanças descentralizadas ainda em curso, e à medida que mais pessoas se afastam de outras plataformas líderes de contratos inteligentes em favor de uma alternativa mais barata e rápida como Cardano, mais protocolos devem lançar seus contratos inteligentes na rede.
ualmente, esses contratos inteligentes estão em um contrato timelock, efetivamente travando-os por um período específico de tempo até que os desenvolvedores estejam prontos para fazer uso deles. Isso dará aos desenvolvedores o tempo de que precisam para desenvolver seus protocolos e, ao mesmo tempo, garantir seus contratos inteligentes para uso antecipado.
Como isso afeta o preço
O efeito de tantos contratos inteligentes sendo criados no blockchain Cardano pode não ser aparente imediatamente. Mas não há dúvida de que a taxa na qual os contratos inteligentes estão sendo criados terá efeitos positivos de longo prazo no preço de seu ativo nativo ADA.
A ascensão das finanças descentralizadas tem sido uma das principais forças motrizes por trás do sucesso do Ethereum e, mais recentemente, do sucesso de Solana. Da mesma forma, os protocolos DeFi na blockchain Cardano também aumentarão efetivamente o valor de seu token. Isso ocorre porque, uma vez que esses aplicativos descentralizados estejam ativos e em execução, os usuários precisarão usar o ADA para realizar transações no blockchain.
Considerando que os usuários não precisam necessariamente ter moedas ADA, elas precisarão ser compradas para negociar e pagar pelas taxas de transação. Isso criará demanda pela moeda, no longo prazo, levando a um maior valor do ativo digital.