De acordo com um comunicado de imprensa na segunda-feira, a plataforma blockchain de prova de participação Cardano e a plataforma de pagamento Coti lançarão uma stablecoin algorítmica chamada Djed em janeiro de 2023.
DJED é a tentativa da Cardano de criar um ativo digital com preço estável apoiado pela ADA – a criptomoeda nativa da rede.
Ao enviar o ADA para um determinado endereço de contrato inteligente no Cardano, os usuários receberão o mesmo valor em dólar do DJED em troca. Da mesma forma, ao enviar 1 DJED de volta ao contrato inteligente, o remetente receberá $1 em ADA.
Esse modelo poderia teoricamente entrar em colapso se a ADA experimentasse uma grande volatilidade negativa, fazendo com que os tokens DJED em circulação não fossem mais totalmente respaldados. Como tal, o contrato inteligente também incluirá uma moeda de reserva, SHEN, para cobrir as flutuações de preços da ADA, garantir a estabilidade de preços e garantir uma taxa de garantia de 400-800%.
Todos os detentores de SHEN serão recompensados com taxas toda vez que alguém trocar DJED ou SHEN por ADA (ou vice-versa), criando um incentivo para manter o token e ajudar a manter a relação de peg da stablecoin.
Shen ao contrário do DJED não terá preços atrelados, deixando-o aberto à volatilidade, assim como o ADA. No entanto, o contrato inteligente impedirá que alguém crie novos tokens SHEN assim que o contrato inteligente atingir um limite máximo, a fim de não diluir os detentores existentes.