O número de carteiras no blockchain Cardano, com ADA, atingiu um novo recorde histórico neste início de fevereiro, superando o recorde anterior de dezembro do ano passado, de acordo com um tuíte da Proof-of-Stake, que anunciou que atingiu 3 milhões de carteiras ADA em menos de dois meses, após registrar um número total de 2,5 milhões de endereços.
🎉3 MILLION #ada WALLETS!🚀#Cardano #CardanoCommunity pic.twitter.com/5iEjq89X8b
— Cardano Community (@Cardano) February 3, 2022
Na véspera do último Natal, o projeto havia revelado que já contava com cerca de 2,5 milhões de carteiras exclusivas ADA, a criptomoeda nativa do ecossistema Carano. Desde então, mais de 500 mil carteiras ADA foram adicionadas à rede.
De acordo com dados do Cardano Blockchain Insights, o número total de carteiras ADA está atualmente em 3.002.727, com uma média de 5.122 carteiras sendo adicionadas diariamente.
Além disso, a rede tem atualmente cerca de 1.145.479 endereços em stake, com mais de US$ 25,18 bilhões, dando um percentual de aproximadamente 70,78% do fornecimento total da ADA.
O responsável pelo aumento de carteiras na Cardano pode ser devido à implantação do recurso de contrato inteligente, instalado no ano passado. Vale ressaltar que o blockchain Cardano implementou sua atualização Alonzo em setembro de 2021, permitindo que os desenvolvedores criassem contratos inteligentes e aplicativos descentralizados (dApps) na rede pela primeira vez.
Além das novas possibilidades, a atualização na rede foi determinante na melhora da escalabilidade e sa velocidade da plataforma, que passou a atrair desenvolvedores e vários dApps para o ecossistema Cardano. Há apenas uma semana, os contratos inteligentes no blockchain ultrapassaram a marca de 1.000, com o número atual em 1.190.
Com três meses passados da atualização, a Cardano deu as boas-vindas ao seu primeiro dApp, SundaeSwap, em 20 de janeiro de 2022, mas o marco levou ao congestionamento da rede, o que gerou muitas falhas e erros em diversas transações.
Foi então que, para aumentar ainda mais o desempenho da rede, a empresa de pesquisa e desenvolvimento de Cardano, a IOHK, anunciou que o tamanho total do bloco será aumentado em 11%, de 72 KB para 80 KB, permitindo transportar mais transações, além de também aumentar a unidade de memória de script por transação, de 12,5 milhões para 14 milhões, aumentando a quantidade de dados que podem ser incluídos.