Depois de constatar um aumento no volume de transações e também em linha com as potencialidades de crescimento futuro, a Cardano (ADA) aumentou seu tamanho de bloco de rede principal em 8 KB, após a atualização mais recente.
Segundo um anúncio feito na última segunda-feira (27) pela Input Output Hong Kong (IOHK), empresa fundadora da Cardano, a atualização foi realizada no último fim de semana, implementado na segunda-feira e, consequentemente, aumentando o tamanho do bloco do ADA em 10% para 88 KB, onde inicialmente era de 80 KB.
A IOHK observou que a atualização de escalabilidade é a mais recente de uma série de otimizações de rede planejadas para Cardano neste ano. Ela não apenas aumentará a taxa de transferência da rede, mas também aumentará o desempenho dos DApps construídos sobre o blockchain.
Desde então, a IOHK monitora a reação do blockchain à atualização e permanecerá assim pelos próximos três dias, e os resultados serão cruciais para determinar o melhor momento para a próxima atualização do bloco.
Vale notar que a atualização coloca a Cardano em uma classificação mais alta do que estava em termos de escalabilidade, já que esse é um dos fatores do lema blockchain: escalabilidade, descentralização e segurança, mesmo que a indústria de blockchain ainda não tenha conseguiu atingir totalmente todos os três objetivos.
À medida que o ecossistema cresce, estamos focados em entregar a fase de dimensionamento do nosso roteiro; melhorando a velocidade e a capacidade da rede, mantendo a segurança e a descentralização”, publicou a IOHK no Twitter.
A atualização da Cardano também pode ser como uma resposta antecipada à aguardada atualização na rede rival, o Ethereum, como EIP-1559 e o próximo lançamento do ETH 2.0. Pensando nisso, a IOHK observou que a Cardano viu um aumento no volume de transações, confirmado pela empresa de dados de criptomoedas Messari que apontou aumento de 216% no volume de transações no ano passado.