Os últimos meses foram bastante interessantes, pois o foco mudou para os potenciais assassinos de Ethereum. Com Cardano definido para a atualização Hydra, mais projetos orientados para DeFi estão sendo construídos neste ecossistema. Alguns projetos notáveis incluem o Blockademia, um sistema de informação descentralizado que permite aos usuários emitir e autenticar documentos oficiais, incluindo diplomas, certificados de propriedade, contratos e apólices de seguro.
O Blockademia aproveita a infraestrutura de blockchain do Cardano para gerar um hash que representa cada entrada no blockchain público. Essas entradas são imutáveis e registradas de acordo com a hora e data exatas. Notavelmente, o aplicativo modular do Blockademia é projetado com uma funcionalidade predefinida para acomodar as necessidades de diferentes emissores na plataforma. Tanto pequenas como grandes corporações podem usar este aplicativo para emitir e autenticar documentos.
Quanto à sua governança, Blockcademia adota uma abordagem descentralizada com seu token nativo ACI alimentando a rede. Este token nativo facilita o uso do aplicativo Blockademia, permitindo que emissores e verificadores paguem taxas e participem da governança. O Blockademia também recompensa os usuários por meio de tokens ACI.
Embora a maioria das cadeias da Camada 1 existentes ofereçam algum diferencial de valor, é evidente que outras estão emergindo como concorrentes mais robustos. Ethereum, que há muito tempo domina o ecossistema de construção DApp, está sentindo o calor de Cardano e Solana. Então, qual dessas duas cadeias emergirá como o verdadeiro ‘assassino do Ethereum’?
A Cardano e Solana são Blockchains mais rápidos do que a rede Ethereum. No entanto, é digno de nota que a rede de Solana caiu em setembro, quando atingiu o pico de 400.000 tps. Por outro lado, a Cardano está pronta para lançar sua solução de escalonamento Layer-2 Hydra para impulsionar a rede para 1 milhão de tps.
De acordo com um artigo publicado em 2019, a atualização do Hydra apresentará uma solução de dimensionamento para o blockchain Proof-of-Stake (PoS) da Cardano. Esta solução de camada 2 implementará canais de estado, permitindo contratos inteligentes fora da cadeia e velocidades de transação rápidas.
O fundador da Cardano, Charles Hoskinson, atualizou recentemente que a ADA está no caminho certo, observando que eles estão combinando sinergias com outros projetos para acomodar mais DApps no futuro.
“Vamos continuar adicionando recursos ao Hydra e estamos tentando identificar algumas equipes para que possamos paralelizar o fluxo de trabalho porque é uma prioridade comercial muito alta. E será muito importante que possamos descarregar um grande número do tráfego de transações que virá de todos os aplicativos que estão chegando. ”
Embora possa parecer uma vitória provável para Cardano, seria ignorância descartar a Solana Blockchain, que tem estado muito bem apesar do tempo de inatividade em setembro. Também existe a possibilidade de que todas essas redes acabem sendo interoperáveis, criando o cenário para um ecossistema criptográfico colaborativo.