Na segunda-feira (5), os detentores da criptomoeda Cardano (ADA) viram uma queda surpreendente de 8% no preço do token. Este movimento foi uma surpresa desagradável, considerando o desempenho robusto que a ADA vinha apresentando nos últimos tempos.
O catalisador desse choque no mercado não foi nada além da conhecida Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos, que anunciou medidas regulatórias visando diversas criptomoedas, incluindo a ADA, Solana (SOL), Polygon (MATIC), Binance Coin (BNB), entre outras.
Embora a Binance tenha sido o alvo principal dessa ação da SEC, a Cardano apareceu na lista de ativos que acabaram sendo penalizados, levando os investidores a sofrerem o impacto de uma queda acentuada no valor do token. Em resposta à pressão regulatória, o preço da ADA caiu para US$ 0,353081, uma queda de -5,6% no dia, mas que chegou a cair quase 8% na última segunda-feira.
A ação regulatória também provocou um aumento de 121% no volume de negociações da Cardano. Embora à primeira vista esse aumento no volume possa parecer positivo, na realidade, é um reflexo do pânico dos investidores vendendo seus ativos em resposta à ação da SEC. A consequência direta foi o aumento da pressão de venda, criando uma tendência de queda no valor da ADA.
Diante dessa situação, Charles Hoskinsion, co-fundador da Cardano, expressou sua opinião sobre a ação da SEC. Em seu tweet, Hoskinson classificou as acusações contra a Binance e outros ativos como uma “caça às bruxas política”. Além disso, pediu união entre os membros do setor cripto frente à atuação da SEC, que segundo ele, age como uma agência autoritária.
With respect to Binance, I'm reading through the SEC complaint. It's over 130 pages, but seems like the next in a series of steps to implement chokepoint 2.0 in the United States. The end goal is a agenda based CBDC partnered with a handful of massive banks and end-to-end control…
— Charles Hoskinson (@IOHK_Charles) June 5, 2023
Hoskinson argumentou: “Esta luta entre liberdade e autoritarismo é a mesma, apenas com atores, tecnologias e palavras diferentes. Este evento parece ser a oportunidade perfeita para a indústria se unir em torno de um conjunto de regras e diretrizes de bom senso que podem prevenir que os Estados Unidos se transformem em uma distopia pior que 1984.”