Em meio aos recentes desenvolvimentos e crescimento, o blockchain Cardano (ADA) segue chamando atenção da comunidade de criptomoedas. O analista Dan Gambardello externou recentemente uma análise bem sobre Cardano, destacando que o blockchain atualmente é 10 vezes mais forte se comparado a ciclos anteriores.
Cardano imprime algumas perspectivas de longo prazo muito promissoras, no entanto, demostra um sentimento de mercado de curto prazo que indica para uma abordagem mais cautelosa dos investidores.
Em sua análise, o especialista colocou em destaque a mudança para um blockchain totalmente descentralizado como um dos pontos mais importantes que deixa o Cardano mais otimista. A mudança aconteceu após o lançamento oficial da atualização Chang, uma das mais importantes do ecossistema, em 1º de setembro.
Para Gambardello, o Chang fortaleceu a base da Cardano, fazendo que que a rede se torne mais estável e independente. No entanto, esse ponte é somente uma parte da história de sucesso do blockchain.
“Cardano: 10x mais forte que o último ciclo neste momento. Propriedade da comunidade; Chaves queimadas da IOG; Escala Hydra; Posição de capitalização de mercado mais alta; Parcerias massivas; Segurança L1 incomparável; Ecossistema DeFi; Sobreviveu ao urso como Top 10”, destacou.
No momento da publicação, o preço do Cardano estava cotado em US$ 0,3396 com baixa de 2.9% nas últimas 24 horas.
Vale lembrar que, em um avanço significativo, a atualização “Chang” colocou os detentores de tokens ADA no centro das decisões estratégicas, permitindo-lhes eleger representantes e votar em iniciativas chave de desenvolvimento da plataforma.
A reformulação da governança é ancorada pelo CIP-1694, uma proposta que estabelece novos órgãos governamentais liderados pela comunidade. Essas entidades incluem o Comitê Constitucional, Representantes Delegados (dReps) e Operadores de Pool de Participação (SPOs), que assumem funções até então executadas pelas entidades fundadoras da Cardano – Cardano Foundation, Input Output Global (IOHK) e Emurgo. Agora, esses grupos têm a autoridade para propor e implementar atualizações técnicas e hard forks.