Robert F. Kennedy, candidato democrata à presidência dos EUA, alerta para os perigos das moedas emitidas pelo banco central (CBDCs) em uma mensagem recente.
Kennedy afirma que os planos do governo para a criação de uma CBDC “lubrificam a ladeira escorregadia para a escravidão financeira e a tirania política”. Segundo ele, a falta de anonimato associada aos CBDCs é um perigo que permitiria ao governo expandir sua autoridade e interferir na vida das pessoas.
Kennedy ainda afirma que um CBDC poderia abrir caminho para o governo proibir e apreender o Bitcoin, assim como fez com o ouro na década de 1930. Ele acredita que os governos de todo o mundo usarão táticas alarmistas para inaugurar a era das CBDCs globais.
Porém, muitos especialistas acreditam que as CBDCs podem ter benefícios significativos, como redução de custos e aumento da eficiência nas transações financeiras. O Federal Reserve tem planos de lançar o FedNow, seu serviço de CBDC, em julho deste ano.
Enquanto isso, a discussão sobre os prós e contras das CBDCs continua a crescer, com diferentes perspectivas sendo apresentadas. Cabe agora aos líderes políticos e econômicos decidir o que é melhor para seus países e para o mundo como um todo.