O cofundador e diretor executivo da empresa canadense de gestão de investimentos da Wealthsimple, Michael Katchen, acredita que as autoridades e reguladores do país norte-americano devem criar um ecossistema para as criptomoedas, comentando que a tecnologia blockchain é “descontroladamente emocionante”, enquanto algumas das pessoas mais inteligentes da indústria de tecnologia “estão migrando” para o espaço de ativos digitais.
Em entrevista para o Bloomberg, Katchen solicitou que os agentes políticos do Canadá estimulem a presença do país no setor de criptomoedas, porque ele entende que a classe de ativos precisa ser colocada sob supervisão abrangente, pois vem se expandindo rapidamente.
Segundo o mandatário da Wealthsimple, muitas pessoas inteligentes estão mudando para o espaço desde que ele se trinou uma grande febre, cheia de possibilidades e, dessa forma, o Canadá poderia colocar sua bandeira no setor e abrir suas portas para essas pessoas.
As pessoas mais inteligentes em tecnologia e os engenheiros mais inteligentes estão se reunindo para construir aplicativos neste espaço, que geralmente é o que vemos à beira de qualquer grande revolução tecnológica. O Canadá poderia fincar uma bandeira e dizer: ‘queremos ajudar as pessoas mais inteligentes que querem trabalhar em projetos de criptomoedas, empresas na blockchain‘”, comentou Katchen.
O executivo também comentou sobre o bitcoin, pensando que poderia se tornar uma moeda de reserva no futuro. No entanto, ele vê uma grande especulação em torno do principal ativo digital, apontando que os esforços da Wealthsimple para educar os usuários sobre como investir com responsabilidade.
O pedido de Katchen às autoridades canadenses não está tão longe de se tornar real, já que o país já deu sinais de boa receptividade à criptografia, já que em fevereiro de 2021, a Ontario Securities Commission (OSC) aprovou o primeiro fundo negociado em bolsa Bitcoin no país. O produto financeiro chamado ETF Purpose Bitcoin acumulou cerca de US$ 421 milhões em ativos nos primeiros dias de negociação.
Os políticos do país também comentaram em diversas oportunidades que são a favor da classe de ativos digitais, incluindo Maxime Bernier, líder do Partido do Povo do Canadá, que apoiou o bitcoin e as altcoins.