Em um movimento que caracteriza a mudança em sua estratégia, o banco central do Canadá anunciou recentemente que o país está mudando seu foco de uma moeda digital de banco central (CDBC) de varejo depois de anos de pesquisa.
Em um documento intitulado como “Dólar Canadense Digital”, a instituição bancária ressaltou a mudança do foco do CBDC para realizar uma pesquisa de sistemas de pagamentos e desenvolvimento de políticas.
“Com esse trabalho concluído, e com outras questões de pagamento ganhando destaque, o Banco está reduzindo seu trabalho em uma moeda digital de banco central de varejo e mudando seu foco para pesquisa mais ampla de sistemas de pagamentos e desenvolvimento de políticas. O Banco estará pronto para garantir que os canadenses sempre tenham um suprimento seguro e protegido de dinheiro público”, escreveu.
No entanto, o documento não deixa claro se, com esta redução de seu trabalho com CBDC de varejo e a mudança do foco, o banco arquivou completamente sua ideia para lançamento de uma moeda digital de banco central de varejo.
“No futuro, o Banco se concentrará em grandes desenvolvimentos que impactarão o cenário de pagamentos do Canadá. O mandato do Banco para supervisionar provedores de serviços de pagamento de varejo entrará em vigor em 2024, e o trabalho do Payments Canada no Real-time Rail continua. O foco do trabalho do Banco em questões de sistemas de pagamentos incluirá suas funções de supervisão e supervisão de pagamentos, desenvolvimento de políticas relacionadas à infraestrutura de pagamentos de atacado e varejo, bem como trabalho de políticas sobre pagamentos internacionais em colaboração com nossos parceiros do banco central”, afirmou.
Ainda na oportunidade, o Banco enfatizou que “continuará monitorando os desenvolvimentos globais das CBDCs de varejo e publicando algumas pesquisas relacionadas, mas o foco será na preparação para a evolução dos pagamentos no Canadá e no mundo todo, por meio de pesquisas e análises de políticas”.