Dois representantes da Câmara dos EUA, Norma J. Torres (D-California.) e Rick Crawford (R-Arkansas.), apresentaram na última segunda-feira (04) a Lei de Responsabilidade por Criptomoedas em El Salvador (ACES), procurando conter os riscos para o sistema financeiro dos EUA da adoção de El Salvador bitcoin (BTC) como moeda legal.
A adoção do Bitcoin como moeda legal levou a sérias preocupações por parte dos representantes americanos, que inclusive expuseram em suas redes sociais suas inquietações sobre o que pode ocorrer com com a economia local, caso de Norma J. Torres, que falou em desestabilização da economia salvadorenha.
A adoção do bitcoin por El Salvador não é um abraço pensativo da inovação, mas uma aposta descuidada que está desestabilizando o país”, publicou Norma J. Torres no Twitter.
Today, I introduced the Accountability for Cryptocurrency in El Salvador Act with @RepRickCrawford. El Salvador’s adoption of #Bitcoin is not a thoughtful embrace of innovation, but a careless gamble that is destabilizing the country. https://t.co/Ag9K8fyHMb pic.twitter.com/4N8DN7895w
— Rep. Norma Torres (@NormaJTorres) April 5, 2022
Ainda de acordo com Norma, a legislação orienta o Departamento de Estado a produzir uma análise da adoção do bitcoin como moeda legal por El Salvador e os riscos para a segurança cibernética, estabilidade econômica e governança democrática em El Salvador, e criar um plano para mitigar potenciais riscos para o sistema financeiro dos EUA.
Como referência sobre potenciais “riscos”, o PIB de El Salvador é de aproximadamente US$ 25 bilhões contra o PIB dos EUA de US$ 21 trilhões. O projeto funciona como um complemento ao projeto do Senado apresentado pelos senadores James Risch (R-Idaho), Bob Menendez (DN.J.) e Bill Cassidy (R-La.) no último dia 16 de fevereiro, colocando-o em caminho para ser votado pelo Plenário do Senado.
Na época do anúncio do projeto, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, expressou seu desacordo com o projeto de lei, afirmando que nunca em seus sonhos mais loucos teria pensado que os [governo] Estados Unidos teriam medo do que está sendo feito em El Salvador, numa publicação do Twitter.
Embora haja a impressão de senso de urgência, como ainda é um projeto de lei, este deverá passar pelas instâncias revisoras, ser votado e ainda ter o aval e sanção do presidente dos EUA, Joe Biden.