Pela primeira vez na história, as instalações de caixas eletrônicos Bitcoin em todo o mundo apresentou queda nos primeiros dois meses de 2022 e desacelerou em comparação com o ano anterior.
Em janeiro e fevereiro, as instalações dos caixas eletrônicos, que aumentam historicamente ano a ano, conforme evidenciado pelos dados do Coin ATM Radar, tem, no entanto, tendência de queda este ano, sendo que um total de 1.817 caixas eletrônicos criptográficos foram instalados em todo o mundo.
No mesmo período do ano passado, foram instalados 2.435 caixas de criptomoedas, o que representa 618 caixas eletrônicos a mais em relação a este ano. Em 2020, por exemplo, apenas 760 caixas eletrônicos foram instalados nesse período, muito maior que as 250 instalações de 2019.
Uma das principais razões para a desaceleração na instalação de caixas pode ser motivada pela falta de envolvimento mais recentes de governos. Por exemplo, os Estados Unidos sozinhos contribuíram para 93% do total global de instalações de ATMs de criptomoedas em 2022 com 1.689 novos ATMs.
Por outro lado, os caixas eletrônicos Bitcoin na Europa foram reduzidos em apenas 1 nos primeiros dois meses, caindo para um total de 1.397 caixas, com a América do Norte representando mais de 95% do total de instalações de caixas com 34.284 caixas eletrônicos. Há um total de 36.067 ATMs instalados atualmente em todo o mundo.
Mesmo com um início de ano mais lento, as instalações devem crescer à medida que jurisdições como El Salvador planejam implantar 1.500 caixas eletrônicos Bitcoin ainda neste ano. O país inclusive espera aumento no turismo, com a ministra salvadorenha do Turismo, Morena Valdez, dizendo que a indústria do turismo do país aumentou mais de 30% desde a adoção da lei Bitcoin em setembro do ano passado.
Tínhamos projetado US$ 800 mil em moeda estrangeira, mas obtivemos mais de US$ 1.400 milhões de receita em moeda estrangeira”, falou Valdez relatando surpresa sobre as expectativas do governo, que projetava 1,1 milhão de turistas, mas teve 1,4 milhão de visitantes.