A exchange de criptomoedas Bybit está buscando obter uma licença de operação em Hong Kong visando atuar como uma “plataforma de negociação de ativos virtuais”, conforme o site da Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong.
O site do regulador revelou que a exchange enviou um pedido de licença, em 31 de janeiro, através da empresa Spark Fintech Limited. Conforme apresentou o regulador em seu site, 14 pedidos estão sendo analisados pela Comissão.
Em um comunicado obtido pelo The Block, a exchange destacou que “Obter uma licença VATP em Hong Kong é um passo significativo para a Bybit”, afirmou. “A localização estratégica da cidade e a infraestrutura financeira estabelecida fazem dela uma base ideal para nossas operações e clientes institucionais, atendendo a região Ásia-Pacífico”, complementou.
Dentre os 14 pedidos analisados atualmente pela Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong, está o da exchange de criptomoedas OKX, que apresentou seu pedido de licença para operar no local em 16 de novembro.
As plataformas estão incluídas na “Lista de candidatos a plataformas de negociação de ativos virtuais” do site do regulador. “Esta lista estabelece os nomes dos candidatos a operadores de plataformas de negociação de ativos virtuais (requerentes de VATP) cujos pedidos de licença ainda não foram aprovados pelo SFC [Nota 1]. Todos os requerentes de VATP nesta lista NÃO são licenciados ou regulamentados pela SFC e podem NÃO estar em conformidade com os requisitos da SFC”, explicou o regulador.
Hong Kong impõe requisito de 50% em seguro para exchanges de criptomoedas
Recentemente, a Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong estabeleceu um novo padrão de segurança, exigindo que as exchanges licenciadas de criptomoedas mantenham uma cobertura de seguro mínima. O número sugerido é de 50% para ativos sob custódia de clientes.
Esta medida, anunciada recentemente, é parte dos esforços contínuos de Hong Kong para fortalecer a segurança e a confiança no crescente mercado de criptoativos.