O mundo das criptomoedas enfrentou uma nova tempestade recentemente com a SEC. Desta vez, o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, disparou contra as recentes alegações da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) em uma série de postagens no Twitter.
No centro da polêmica está a acusação de que a Coinbase listou títulos sem o devido registro no órgão federal. Esta medida resultou em ações adicionais no Alabama e em Nova Jersey, aumentando o escrutínio sobre a plataforma e abrindo um novo capítulo no confronto entre os reguladores e as empresas que operam no setor cripto nos EUA.
Armstrong, não se deixando abalar, respondeu à SEC através do Twitter. Ele destacou que a SEC já havia revisado e permitido que a Coinbase se tornasse uma empresa de capital aberto no ano passado, questionando assim a ideia de que a empresa estava operando sem supervisão.
Em suas palavras, “Em vez de publicar um livro de regras claro, a SEC adotou uma abordagem de regulamentação por aplicação que está prejudicando a América”.
Armstrong apontou as tentativas repetidas da Coinbase de se registrar na SEC e o desacordo com a Commodity Futures Trading Commission (CFTC) sobre o que constitui uma criptomoeda ou uma commodity. Segundo ele, esse cenário confuso está prejudicando o setor e a inovação.
O CEO defende a posição de que a Coinbase não lista títulos e que a plataforma depende de medidas internas para fazer julgamentos sobre quais ativos listar, na ausência de orientação clara da SEC. “Rejeitamos a grande maioria dos ativos que analisamos”, destacou.
Nós vamos fazer o trabalho. Enquanto isso, vamos todos seguir em frente e construir como uma indústria. A América vai acertar isso no final.
Brian Armstrong, nesta declaração, parece representar o espírito do setor cripto, que busca clareza nas regulamentações e apoio para esta inovação tecnológica do século 21, que está sendo julgada com base em regras e definições do século 20.
Vamos continuar acompanhando de perto esses desdobramentos e trazer a vocês todas as novidades sobre este tema. Fiquem ligados!