O relatório de balanço de ativos comerciais apresentado mostra que os brasileiros têm adquirido consistentemente mais de $ 350 milhões de dólares em criptomoedas todos os meses desde janeiro. No entanto, de acordo com alguns analistas do banco central, esse número tem potencial para atingir o dobro de seu valor este ano.
De acordo com dados fornecidos por Bruno Serra, o banco central do país, em 2021, os residentes compraram US $ 4,27 bilhões em criptomoedas . O valor mais alto foi comprado em maio, respondendo por US $ 756 milhões, após ativos como o Bitcoin atingirem um preço recorde de quase US $ 65.000.
Em janeiro, os brasileiros compraram US $ 419 milhões em criptomoedas, enquanto agosto registrou US $ 496 milhões. A menor quantidade de moedas digitais foi comprada em março por US $ 357 milhões.
Investimentos em cripto no Brasil
O valor das criptomoedas compradas destaca o papel que os ativos digitais desempenham na economia do país, especialmente após a pandemia de coronavírus que resultou na degradação da maioria das moedas nacionais.
Como a maioria dos países sul-americanos, a economia do Brasil foi atingida por uma combinação de inflação, ciclos de hiperinflação e deflação. Nesse caso, as criptomoedas surgiram como uma proteção contra essa turbulência econômica.
O número significativo de compras de criptomoedas serve potencialmente à grande população sem banco do Brasil . Notavelmente, confiar em criptomoedas faz sentido para essa população como um veículo de inclusão financeira, uma vez que o setor não possui barreiras de entrada rígidas.
Além disso, a população jovem do Brasil pode ser uma força por trás das compras significativas. Geralmente, a geração mais jovem é conhecida por liderar o caminho na adoção de criptomoedas.
É importante notar que os investimentos brasileiros estão correlacionados a um ano em que as criptomoedas aumentaram de valor cumulativamente, registrando mais de US $ 2,5 trilhões em capitalização de mercado .
Progresso das criptomoedas no Brasil
As compras surgem na esteira de especulações de que o país estava considerando declarar o Bitcoin com curso legal, seguindo os passos de El Salvador.
No entanto, os legisladores do país estão debatendo um projeto de lei que visa regulamentar o setor, tornando mais fácil para os moradores comprar e investir em ativos digitais. Além disso, o projeto de lei aborda os desafios perenes dos golpistas relacionados ao setor de criptomoedas.
Vale a pena notar que o Brasil está se destacando das jurisdições que optaram por regulamentações cripto mais rígidas. Os proponentes das criptomoedas acreditam que essa legislação positiva provavelmente afetará o preço do Bitcoin para atingir um nível recorde.