O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, teceu novas críticas à Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA durante uma entrevista à CNBC no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, em 16 de janeiro.
De acordo com a declaração de Garlinghouse, uma oferta pública inicial (IPO) no país não era vista como uma prioridade imediata com um regulador que é “hostil” à indústria de criptomoedas nos EUA.
“Tentar tornar público um regulador muito hostil que precisa aprovar seu S-1 – isso não me parece muito divertido”, afirmou Garlinghouse . “A Coinbase obviamente teve seu S-1 aprovado e agora a Securities and Exchange Commission está processando-os por fazerem coisas que foram descritas em seu S-1.”
Garlinghouse ainda citou a audiência marcada para acontecer hoje no processo entre a exchange de criptomoedas Coinbase e a SEC relacionada ao tema, destacando ser um indício da posição da sua empresa em não se sujeitar a outras hostilidades. Cabe destacar que uma audiência judicial entre as duas partes, Coinbase e SEC, está programada para acontecer em 17 de janeiro de 2024.
O Que É Uma Oferta Pública Inicial (IPO)?
A Oferta Pública Inicial (IPO), no contexto das criptomoedas, representa o momento em que uma empresa do setor passa de privada para pública, oferecendo suas moedas em uma emissão nova no mercado. Esse evento marca uma etapa crucial para a empresa, permitindo-lhe captar recursos financeiros de investidores do público geral. Contudo, isso implica em aderir a normativas mais rígidas, elevando os níveis de divulgação e transparência da organização.
Anteriormente ao IPO, a companhia é categorizada como privada, com sua propriedade concentrada em um grupo restrito de investidores. Esses podem incluir os fundadores, pessoas próximas a eles, ou investidores de risco, que apostam em negócios com alto potencial de crescimento.
Realizar um IPO representa um marco significativo para empresas no universo das criptomoedas, especialmente considerando as percepções iniciais sobre este mercado, frequentemente associadas a atividades ilícitas.