Em um movimento importante na Bolívia, a proibição do Bitcoin foi retirada e as transações com criptomoedas através de bancos foram autorizadas. O Banco Central de Bolívia anunciou recentemente a suspensão da proibição de pagamentos com Bitcoin e criptomoedas.
Com esta medida, anunciada em 26 de junho, as entidades financeiras agora podem realizar transações com ativos digitais. A ação ressalta a tentativa dos bancos em modernizar seus sistemas de pagamentos.
De acordo com seu anúncio oficial, o Banco Central de Bolívia justificou a medida afirmando que a razão por trás da permissão está a ajuda ao país visando a melhoria da sua economia que enfrenta algumas dificuldades, além de promover o alinhamento com as regulamentações de criptomoedas da América Latina.
“O BCB, em coordenação com a ASFI e a UIF, com o objetivo de modernizar o sistema de pagamentos, emite a Resolução de Diretoria 084/2024, referente ao uso dos Ativos Virtuais”, destacou.
El BCB, en coordinación con la ASFI y la UIF, a fin de modernizar el sistema de pagos, emite la Resolución de Directorio 084/2024, respecto al uso de los Activos Virtuales.
Lee la nota completa: https://t.co/37Zpgg0V62#UnPaísUnidoEsUnPaísFuerte #ElBCBGarantíaDeLaEstabilidad pic.twitter.com/PX1uai8BeY
— Banco Central de Bolivia (@BancoCentralBO) June 26, 2024
De forma específica, as normas que foram recentemente aprovadas na Bolívia apenas permitem que as entidades financeiras realizem transações em criptomoedas por meio de canais eletrônicos que estão aprovados no país. Contudo, o Banco Central da Bolívia explicou que, no país, as criptomoedas não são aceitas como forma de curso legal.
Vale lembrar que o Banco Central da Bolívia tomou uma postura contra as criptomoedas em 2022. Apesar de as criptomoedas já estarem oficialmente banidas desde 2014, a mais recente resolução do banco central focou de maneira específica em “iniciativas privadas relacionadas ao uso e comercialização de criptoativos”. O antigo regulamento da indústria na Bolívia se caracteriza por uma imposição de restrições severas sobre o uso e comércio de criptomoedas.