O mercado de tokens não fungíveis (NFT) vem ganhando destaque nos últimos tempos, e a Blur, uma das líderes no setor, anunciou na segunda-feira uma novidade que promete agitar ainda mais o ecossistema: o lançamento do Blend, uma plataforma de empréstimo ponto a ponto para NFTs.
O Blend, abreviação de Blur Lending, tem como objetivo permitir que os comerciantes maximizem a liquidez do NFT, possibilitando que os compradores utilizem garantias para adquirir tokens. Isso deve atrair novos compradores que antes não conseguiam arcar com os preços das coleções mais caras, como Bored Ape Yacht Club e CryptoPunk NFTs.
1/ Introducing Blend: the Peer-to-Peer Perpetual Lending Protocol for NFTs.
Built in collaboration with @danrobinson and @transmissions11 at @paradigm, Blend enables 10x higher yield opportunities than current DeFi protocols and unlocks greater liquidity for NFTs.
Here’s how 👇 pic.twitter.com/uOFC6i3LSq
— Blur (@blur_io) May 1, 2023
Funcionando de maneira semelhante à entrada em uma propriedade e pagamento de uma hipoteca, o Blend possibilitará aos colecionadores aplicar os mesmos princípios no mercado de NFTs, financiando o saldo restante após dar uma porcentagem do preço total do NFT como entrada.
A Blur compartilhou no Twitter os detalhes do produto, ressaltando como a novidade abrirá oportunidades para credores e tomadores de empréstimos interessados em entrar no mercado. “Cada mercado de trilhões de dólares depende da financeirização para escalar”, afirmou a empresa.
O Blend foi desenvolvido em colaboração com Dan Robinson, chefe de pesquisa da Paradigm, e o associado de pesquisa pseudônimo Transmissions. A Paradigm é a principal investidora no Blur. Segundo informações divulgadas, o Blend não terá taxas para comerciantes ou credores, ampliando a presença da Blur no mundo das finanças descentralizadas (DeFi).
O lançamento do Blend ocorre próximo ao final da 2ª temporada de airdrop do token BLUR nativo da Blur, avaliado em US$ 300 milhões. O preço atual do token BLUR é de US$ 0,643399, apresentando uma queda de quase 10% nas últimas 24 horas.