A maior empresa de investimento do mundo mergulhando de cabeça no mercado de criptomoedas. A BlackRock, uma gigante do mercado financeiro, está prestes a fazer ter um ETF de Bitcoin à vista nos EUA.
Conforme os recentes registros da Nasdaq com a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), a BlackRock deu o passo inicial para lançar um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin à vista. Se aprovado, este seria o primeiro ETF baseado em criptomoedas dos Estados Unidos. A BlackRock não é qualquer empresa – estamos falando do maior gestor de ativos do mundo, com mais de 9 trilhões de dólares em ativos.
The Blackrock ETF filing is live, and it’s * SPOT *
“The assets of the Trust consist primarily of bitcoin held by a custodian on behalf of the Trust.”
— Swan (@Swan) June 15, 2023
O pedido oficial indica que a Coinbase Custody Trust Company seria a custodiante das participações em Bitcoin do fundo, enquanto o Bank of New York Mellon cuidaria da fiduciária. O tão falado iShares Bitcoin Trust da BlackRock seria então negociado como Commodity-Based Trust Shares.
O objetivo deste movimento audacioso, como delineado no pedido, é remover os obstáculos representados pelas complexidades e encargos operacionais envolvidos em um investimento direto em Bitcoin. O preço do Bitcoin será atualizado a cada 15 segundos durante a negociação regular do mercado, usando o CF Benchmarks Index.
Isso se torna particularmente interessante, dado que produtos negociados em bolsa à vista anteriormente aprovados nos mercados de commodities e moedas geralmente não são regulamentados. No entanto, a SEC até agora tem resistido a aprovar um spot Bitcoin ETF, apesar de muitas tentativas.
Não é apenas a BlackRock que busca uma fatia deste novo mercado. A ARK Invest, de Cathie Wood, e a empresa de investimentos europeia 21Shares também pressionam pela aprovação do ETF Bitcoin à vista, registrando seus terceiros pedidos em abril.
Este marco, se alcançado, poderá abrir as portas para um novo capítulo na história das criptomoedas, colocando as criptomoedas mais firmemente na mira dos investidores tradicionais.