A gigante financeira BlackRock, emissora de fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin e Ethereum à vista, esclareceu recentemente sua posição sobre supostos planos com ETFs baseados em Solana, jogando um balde de água fria na comunidade que especulava que este seria o próximo produto da empresa.
A criptomoeda Solana (SOL) vem apresentando um crescimento bastante significativo deste 2023 diante de seus desenvolvimentos no ecossistema além de ser recentemente impulsionada pelo hype dos ETFs baseados na criptomoeda.
Ao comentar recentemente sobre a possibilidade de lançamento de ETFs de Solana, uma executiva da BlackRock afirmou que a empresa não tem este tipo de plano para um futuro próximo.
Samara Cohen, CIO da BlackRock de ETF e Index Investments, esclareceu durante uma entrevista na Bloomberg TV que a gestora de ativos não vai se aventurar em um ETF de Solana à vista. A declaração aconteceu em resposta ao questionamento se haverá um BlackRock Solana ETF em breve.
A executiva da BlackRock destacou dois fatores principais para decisão da empresa sobre o não lançamento de um ETF Solana no futuro próximo, são eles: a demanda dos clientes, bem como, a “capacidade de investimento”. Cohen então afirmou:
“Não no curto prazo. Nós realmente olhamos para a capacidade de investimento para ver o que atende aos critérios, atende à barra, para ser entregue em um ETF. Para nós, tanto entre as considerações de capacidade de investimento quanto o que ouvimos de nossos clientes, BTC e ETH definitivamente atendem a essa barra, acho que vai demorar um pouco até vermos qualquer outra coisa”.
ETFs Solana: BlackRock Cautelosa Apesar de Avanços no Mercado de Ethereum
A recente aprovação de ETFs de Ethereum pela SEC injetou um novo entusiasmo no mercado de ETFs de criptomoedas, com especulações sobre quais seriam as próximas criptos a ganharem produtos similares. Nesse contexto, os ETFs de Solana surgem como possíveis candidatos.
Contudo, a opinião de Robert Mitchnick, representante da BlackRock, durante a conferência Bitcoin 2024, destaca uma perspectiva mais cautelosa. Segundo ele, “os clientes da BlackRock estão principalmente interessados em Bitcoin e Ethereum”, com um interesse marginal por outras criptomoedas. Esse comentário realça uma preferência clara dos investidores, que pode impactar as decisões futuras da empresa sobre novos ETFs.