A gestora de ativos, BlackRock, entrou oficialmente, em 15 de novembro, juntamente à Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA com o pedido de um fundo negociado em bolsa (ETF) Ethereum (ETH) à vista. O ETF solicitado à SEC pela gestora foi intitulado como “iShares Ethereum Trust”.
De acordo com o Formulário S-1 apresentado ao gestor pela iShares, que é associada aos produtos ETF da empresa, o produto busca “refletir de maneira geral o desempenho do preço do éter”.
“O Trust foi formado como um trust estatutário de Delaware em 9 de novembro de 2023. O objetivo do Trust é possuir o éter transferido para o Trust em troca de Ações emitidas pelo Trust. Cada Ação representa um interesse beneficiário fracionário e indiviso nos ativos líquidos do Trust. Os ativos do Trust consistem principalmente em Ether detido pelo Custodiante do Ether em nome do Trust”, diz parte do documento.
“O Patrocinador do Trust é iShares Delaware Trust Sponsor LLC, uma empresa de responsabilidade limitada de Delaware e uma subsidiária indireta da BlackRock. As Ações não são obrigações e não são garantidas pela iShares Delaware Trust Sponsor LLC ou por qualquer uma de suas subsidiárias ou afiliadas”, complementou.
Vale lembrar que a BlackRock, a gigante global de gestão de ativos, recentemente fez um movimento estratégico podendo alterar significativamente o acesso ao mercado de criptomoedas para investidores ao redor do mundo. A empresa, através de sua divisão iShares, formalizou a criação do iShares Ethereum Trust no Estado de Delaware, uma etapa crucial que antecede a solicitação de um ETF de Ethereum junto à Comissão de Valores Mobiliários (SEC).
Esse passo é visto como um paralelo à iniciativa anterior da empresa, que registrou o iShares Bitcoin Trust uma semana antes de pedir à SEC a aprovação para um ETF de Bitcoin. A nova movimentação indica que a BlackRock está se posicionando para rapidamente seguir um caminho similar com o Ethereum, proporcionando aos investidores a possibilidade de obter exposição à segunda maior criptomoeda em capitalização de mercado.
Após esse movimento o preço da criptomoeda Ethereum saltou recentemente. No momento da publicação, o preço do Ethereum estava cotado em US$ 2.078,71 em alta de 1.8% nas últimas 24 horas. A criptomoeda registrou um crescimento de 7.5% nos últimos sete dias.