As gigantes BlackRock e Microsoft anunciam, em 17 de setembro, uma parceria visando investimento em Inteligência Artificial (IA). Junto com outras instituições, as empresas criaram a Global AI Infrastructure Investment Partnership (GAIIP).
“O impulso para desenvolver capacidades de IA mais poderosas exigirá um investimento significativo em infraestrutura para apoiá-lo. Hoje, a BlackRock, a Global Infrastructure Partners (GIP), a Microsoft e a MGX anunciaram a Global AI Infrastructure Investment Partnership (GAIIP) para fazer investimentos em novos e expandidos data centers para atender à crescente demanda por poder de computação, bem como infraestrutura de energia para criar novas fontes de energia para essas instalações”.
Em seu comunicado oficial, a empresa explicou que esses investimentos em infraestrutura serão principalmente nos Estados Unidos, alimentando a inovação em IA e o crescimento econômico, e o restante será investido em países parceiros dos EUA.
“Esta parceria dará suporte a uma arquitetura aberta e amplo ecossistema, fornecendo acesso total em uma base não exclusiva para uma gama diversificada de parceiros e empresas. A NVIDIA dará suporte ao GAIIP, oferecendo sua expertise em data centers de IA e fábricas de IA para beneficiar o ecossistema de IA. O GAIIP também se envolverá ativamente com líderes do setor para ajudar a aprimorar as cadeias de suprimentos de IA e o fornecimento de energia para o benefício de seus clientes e do setor”.
De acordo com o comunicado, a parceria inicialmente buscará desbloquear US$ 30 bilhões em capital de private equity ao longo do tempo de investidores, proprietários de ativos e empresas, o que, por sua vez, deverá mobilizar um enorme montante que pode chegar até US$ 100 bilhões em potencial total de investimento ao incluir financiamento de dívida.
“Mobilizar capital privado para construir infraestrutura de IA, como data centers e energia, desbloqueará uma oportunidade de investimento de longo prazo de vários trilhões de dólares”, disse Larry Fink, presidente e CEO da BlackRock. “Data centers são a base da economia digital, e esses investimentos ajudarão a impulsionar o crescimento econômico, criar empregos e impulsionar a inovação da tecnologia de IA.”
A parceria reuniu os principais investidores globais BlackRock, GIP e MGX, um investidor em inteligência artificial e tecnologia avançada, com financiamento e expertise da Microsoft.