Em um documento enviado aos reguladores, a gestora de ativos, BlackRock, destacou os riscos relacionados ao ETF de Bitcoin à vista. A gestora citou entre os “Fatores de Risco” uma exposição indireta a stablecoins a exemplo do Tether USD (USDT) e Circle USD (USDC).
“Embora o Trust não invista em stablecoins, ele pode, no entanto, estar exposto aos riscos que as stablecoins representam para o mercado de bitcoin e outros mercados de ativos digitais”, disse em parte do documento.
A BlackRock explicou o conceito de uma stablecoin, bem como, que seu “valor de mercado pode flutuar”, destacando a volatilidade de criptomoedas.
Esta volatilidade aparentemente impactou o preço do bitcoin no passado. As stablecoins são um fenômeno relativamente novo e é impossível conhecer todos os riscos que podem representar para os participantes do mercado de bitcoin. Além disso, alguns argumentaram que algumas stablecoins, particularmente Tether, são emitidas indevidamente sem respaldo suficiente de uma forma que, quando a stablecoin é usada para pagar bitcoin, poderia causar uma demanda artificial em vez de genuína por bitcoin, inflando artificialmente o preço do bitcoin , e também argumentam que aqueles associados a certas stablecoins podem estar envolvidos na lavagem de dinheiro”, afirmou.
Para a empresa, os preços de negociação de muitos ativos digitais, incluindo o bitcoin, experimentaram extrema volatilidade nos últimos períodos e podem continuar a sofrer. “A volatilidade extrema no futuro, incluindo novas descidas nos preços de negociação do bitcoin, poderá ter um efeito material adverso no valor das Ações e as Ações poderão perder todo ou substancialmente todo o seu valor”, escreveu em outra parte do documento.
Aumento Temporário no Preço do XRP Após Pedido Falso de BlackRock XRP Trust
O mercado de criptomoedas recentemente testemunhou um episódio intrigante envolvendo o XRP e a gigante de gestão de ativos BlackRock. Um registro falso, meticulosamente elaborado para sugerir que a BlackRock estava se preparando para lançar um ETF (Exchange Traded Fund) para o XRP, desencadeou uma reação imediata no mercado.
Este pedido, que parecia genuíno à primeira vista, foi submetido às Divisões de Corporações de Delaware e publicado em seu site oficial. O documento apresentava detalhes convincentes, como o nome e endereço do agente registrado da BlackRock, imitando registros anteriores para bitcoin e éter, mas desta vez mencionando XRP.
A notícia do registro se espalhou rapidamente, causando um breve, mas notável, aumento no preço do XRP. No momento da publicação, o preço do XRP estava cotado em US$ 0,661499 em alta de 1.9% nas últimas 24 horas.