A empresa de gestão de ativos BlackRock arquivou um documento, em 29 de maio, com a alteração do formulário S-1 para sua proposta de fundo negociado em bolsa (ETF ) de Ethereum à vista. O ETF iShares Ethereum Trust da BlackRock vai ser listado e negociado sob “ETHA”.
Em 23 de maio, a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA aprovou os formulários 19b-4 de oito emissores de ETFs Ethereum à vista, são eles: Grayscale, Bitwise, BlackRock, VanEck, Ark 21Shares, Invesco, Fidelity e Franklin. No entanto, os registros dos formulários S-1 desses ETFs ainda aguardam a aprovação da SEC para que sejam iniciadas as negociações dos produtos.
O novo documento arquivado pela BlackRock detalhou mais informações relacionadas ao seu ETF proposto, que foi recentemente aprovado pelo regulador para listagem nos EUA. De acordo com o formulário apresentado pela empresa, um “Investidor de Capital Semente” realizou a compra das ações iniciais do ETF de Ethereum proposto pela BlackRock.
“Em 21 de maio de 2024, o Investidor de Capital Semente, uma afiliada do Patrocinador, sujeito às condições, comprou as Cestas de Criação de Sementes, compostas por 400.000 Ações a um preço por Ação igual a US$ 25,00”, destacou parte do formulário S-1. “O valor patrimonial líquido do Trust era de US$ 10.000.000”, complementou o documento.
Vale lembrar que a VanEck, uma gigante empresa de gestão de investimentos, realizou a atualização de seu arquivamento S-1 logo após o anúncio da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) relacionado a aprovação inicial dos fundos negociados em bolsa (ETFs) baseados em Ethereum (ETH) à vista, em 23 de maio.
Em seu arquivamento datado de 23 de maio, a empresa explicou que nenhuma de suas afiliadas, incluindo o Trust, o Patrocinador, o Custodiante da ETH ou qualquer indivíduo associado, vai participar de “Atividades de Staking”. Nos últimos dias, emissores de ETFs retiram da proposta junto à SEC o serviço de staking.
BlackRock Lança ETF Spot Ethereum com Ticker $ETHA na DTCC
O recente marco no mercado de criptomoedas foi alcançado com a listagem do ETF Ethereum à vista da BlackRock na Depository Trust and Clearing Corporation (DTCC), identificado pelo símbolo $ETHA. Esta evolução segue a onda de aprovações pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), que incluiu oito novos fundos negociados em bolsa (ETFs) focados em Ethereum.
A SEC detalhou a listagem de diversos ETFs Ethereum de proeminentes gestores de ativos como VanEck, Fidelity, Franklin, Grayscale, Bitwise, ARK Invest & 21Shares, Invesco & Galaxy, e iShares Ethereum Trust da BlackRock. Estes fundos estão programados para serem listados em importantes bolsas como Nasdaq, NYSE Arca e Cboe BZX Exchange.