A exchange de criptomoedas Bitstamp deverá finalizar seu programa de staking de Ethereum (ETH) para os usuários da plataforma nos Estados Unidos a partir de setembro, conforme informações do The Block divulgadas em 24 de agosto.
Em um comunicado, Bobby Zagotta, CEO da Bitstamp nos EUA e diretor comercial global, comentou sobre a decisão. “A partir de 25 de setembro de 2023, a Bitstamp não oferecerá mais serviços de staking nos Estados Unidos”.
“Como resultado, os clientes dos EUA deixarão de receber recompensas de apostas. Todos os outros serviços da Bitstamp permanecerão inalterados”, afirmou.
De acordo com a publicação, a decisão acontece diante de um ambiente regulatório desafiador no país. Recentemente, a Securities and Exchange Commission (SEC) disse que os serviços de staking se enquadram nos conceitos de contratos de investimento e, por isso, devem ser registrados como valores mobiliários.
Vale lembrar que, recentemente, a Coinbase, uma das principais exchanges de criptomoedas a nível mundial, anunciou recentemente uma pausa no acréscimo de novos ativos de staking para clientes em quatro estados dos Estados Unidos. Esta decisão surge em meio a uma série de disputas regulatórias ainda em andamento.
A questão gira em torno do programa de staking da Coinbase, que tem enfrentado oposição da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) e de alguns reguladores estaduais. Estas entidades alegam que o programa envolve a venda de títulos não registrados. Além disso, a SEC entrou com uma ação contra a Coinbase em junho por supostamente violar as leis de valores mobiliários com o lançamento de um produto de empréstimo que permitiria aos usuários ganhar juros sobre seus criptoativos.