O Departamento de Justiça dos Estados Unidos comunicou nesta terça-feira (08) que fez apreensão de US$ 3,6 bilhões em bitcoins vinculados ao ataque hacker de 2016 na corretora de cripromoedas Bitfinex.
Além da apreensão dos Bitcoins, duas pessoas foram presas em Nova Iorque, Ilya Lichtenstein e Heather Morgan, que devem comparecer ao tribunal nos próximos dias. Os dois são acusados de conspiração para cometer lavagem de dinheiro e fraudar os Estados Unidos. Eles podem pegar até 25 anos de prisão em caso de condenação.
Em um comunicado, a Justiça americana deu maiores detalhes sobre toda a operação de apreensão e explicou ouyras situações do ocorrido. “Lichtenstein e Morgan supostamente conspiraram para lavar os lucros de 119.754 bitcoins que foram roubados da plataforma da Bitfinex e iniciou mais de 2.000 transações não autorizadas. Aproximadamente 25 mil desses bitcoins roubados foram transferidos da carteira de Lichtenstein através de um complicado processo de lavagem de dinheiro, que terminou com alguns dos fundos roubados sendo depositados em contas financeiras controladas por Lichtenstein e Morgan”, iniciava a nota.
“Após a execução de mandados de busca autorizados pelo tribunal de contas online, agentes especiais obtiveram acesso a arquivos dentro de uma conta online controlada por Lichtenstein. Esses arquivos continham as chaves privadas necessárias para acessar a carteira digital que recebeu diretamente os fundos roubado da Bitfinex e permitiu que agentes especiais apreendessem e recuperassem legalmente mais de 94 mil bitcoins que haviam sido roubados. O bitcoin recuperado foi avaliado em mais de US$ 3,6 bilhões no momento da apreensão”, revelava o comunicado.
A Bitfinex também divulgou uma notava afirmando que irá trabalhar com o Departamento de Justiça dos EUA e seguirá os processos legais apropriados para estabelecer os direitos de devolução do bitcoin roubado para a empresa. A corretora também afirmou que dentro de 18 meses a partir da data em que receber a recuperação dos bitcoins, usará uma parte do valor dos fundos líquidos recuperados para recomprar e queimar tokens UNUS SED LEO pendentes.