A Netflix surpreendeu seus assinantes nesta terça-feira, 5 de dezembro, ao anunciar um novo filme documental chamado “Bitconned“. O filme promete contar a história chocante da Centra Tech, uma empresa fictícia criada por golpistas que lesaram milhões de dólares no mercado de criptomoedas. A estreia do filme está marcada para 1º de janeiro de 2024 e será exclusiva da plataforma Netflix.
Trailer de Bitconned. Reprodução: Netflix/Youtube.
A fraude da Centra Tech remonta a 2017, quando os golpistas aproveitaram a onda das Ofertas Iniciais de Moedas (ICOs) para arrecadar cerca de US$ 32 milhões. Na época, eles alegaram falsamente que estavam lançando cartões de débito de criptomoedas em parceria com gigantes como Visa e Mastercard.
Criptomoeda Helium (HNT) Dispara 80% com Novo Plano de Telefonia Baseado em Solana
O filme faz parte de uma série de produções da Netflix relacionadas a criptomoedas
No entanto, o golpe não teve um final feliz para os fraudadores. Em abril de 2018, as autoridades dos Estados Unidos prenderam dois suspeitos, um deles tentando fugir do país após enganar diversos investidores.
O trailer do filme apresenta um dos fundadores da Centra Tech, Raymond Trapani, confessando: “Desde quando eu era criança, sempre quis ser um criminoso”. Assim, ele descreve como prometeram ao mundo o lançamento de um cartão de débito que permitiria gastar criptomoedas em tempo real.
O filme também mostra um jornalista do The New York Times questionando os fundadores sobre a legalidade do projeto, notando que a Visa negou a parceria para a emissão de cartões.
Após as investigações, os fundadores da Centra Tech começaram a realizar alterações em seu site, removendo o nome de empresas como a Visa. Até mesmo a identidade dos membros da equipe parecia ser fictícia, como revela o jornalista.
Dogecoin Traz Fortuna Inesperada para Diretor em Projeto Netflix
Portanto, “Bitconned” é apenas um dos filmes relacionados a criptomoedas produzidos pela Netflix nos últimos tempos. Outros títulos incluem “Não Confie em Ninguém”, que narra a história do fundador da corretora QuadrigaCX, e “Crypto Boy”, que explora as tentações do mercado de criptomoedas. Aliás, há também grande expectativa para um filme sobre o casal que roubou R$ 23 bilhões em Bitcoin, resultando na maior apreensão de criptomoedas da história.
Por fim, vale relembrar que um diretor foi acusado de dar um calote milionário na Netflix, ao invés de usar o dinheiro para produzir sua série, ele comprou Dogecoin (DOGE) e, surpreendentemente, conseguiu lucrar com isso.