Recentemente, Mike McGlone, o afiado estrategista sênior de commodities da Bloomberg, trouxe à tona uma discussão fascinante: poderia o Bitcoin, frequentemente apelidado de “ouro digital”, superar o metal precioso em relevância no futuro próximo?
A rápida ascensão do Bitcoin e a expansão consistente de sua rede nos últimos anos têm sido notáveis. Complementando esse crescimento, o declínio das participações em fundos negociados em bolsa ligados ao ouro, em contraste com a antecipação em torno dos ETFs de Bitcoin à vista nos EUA, sinaliza uma mudança nas preferências de investimento.
- Preço spot do ouro Dólar Americano estava cotado em 1.983,05 alta de 0,18%, no momento da publicação.
- O preço do BTC estava cotado em US$ 34.500,19 em alta de 1,7% nas últimas 24 horas, no momento da publicação.
Ao detalhar sua análise, McGlone observou que, onde antes existia uma resistência no coeficiente BTC-ouro de aproximadamente 10x até 2020, esse número pode estar se consolidando como um suporte firme. A possível aprovação dos ETFs de Bitcoin nos Estados Unidos pode ser o empurrão que a criptomoeda precisa para se estabelecer ainda mais nos principais mercados globais.
Bitcoin ETFs Could Erode Gold's Relative Standing – #Gold's relationship to #Bitcoin may be deteriorating. What was resistance until 2020 at a crypto-to-gold multiple of about 10x may be transitioning to an enduring foundation. The inevitable approval of US spot Bitcoin #ETFs is… pic.twitter.com/W4j9p4tMgB
— Mike McGlone (@mikemcglone11) October 25, 2023
No entanto, não é um mar de rosas para o Bitcoin. Embora o ativo digital tenha mostrado uma resiliência impressionante, especialmente quando comparado a ações e títulos, ainda carrega uma volatilidade que é cerca de 3,5 vezes maior que a do ouro. Uma recessão, como a que a Bloomberg Economics prevê para os EUA no final do ano, pode ser um teste definitivo para a resistência do Bitcoin.
McGlone, por outro lado, não descartou o ouro. Ele continua otimista quanto ao seu valor, particularmente se os EUA enfrentarem uma recessão. O Bitcoin pode estar ganhando terreno, mas o ouro, com seu histórico de ser um refúgio seguro, ainda tem um papel vital no cenário financeiro.
No grande esquema das coisas, enquanto o Bitcoin pode estar se posicionando como o “ouro digital” do futuro, a batalha entre o tradicional e o novo está longe de terminar. O que é inegável, no entanto, é que o cenário de investimento está evoluindo, e ambos os ativos têm papéis fundamentais a desempenhar na tapeçaria financeira do futuro.