O Bitcoin estagnou durante a maior parte da segunda-feira, antes de fazer outra corrida a $ 40.000 até o fechamento desta edição. A maior criptomoeda do mundo em valor de mercado está mantendo suporte acima de US $ 36.000 e permanece em alta de cerca de 20% nos últimos sete dias.
Alguns analistas estão otimistas quanto a uma ruptura decisiva acima de US $ 40.000, enquanto outros preferem ver sinais mais fortes de impulso de alta antes de pagar o mínimo com o bitcoin.
Últimos preços
- Bitcoin ( BTC ): $ 39752,7, -0,3%
- Éter ( ETH ): $ 2523,88, -0,85%
“O Bitcoin está em seu nível mais alto desde maio, uma recuperação notável, mas o ativo criptográfico ainda tem que romper de forma convincente – e mais importante, fechar acima – a marca de $ 41.000”, escreveu Simon Peters , analista da plataforma de investimento de múltiplos ativos eToro.
“Eu realmente precisaria ver um aumento mais forte para me sentir otimista sobre a recuperação do preço e possivelmente chegar a US $ 50.000 e mais”, escreveu Peters.
“Após uma correção oportuna, vemos o sentimento positivo e as tendências de mercado com o bitcoin se estabilizando na faixa de US $ 40.000 e posicionado para um rali de alívio”, escreveu Steve Ehrlich, CEO da Voyager Digital, em um e-mail para CoinDesk.
“Esperamos que o bitcoin tenha um forte suporte nos próximos meses acima de US $ 40.000, o que é o dobro do recorde histórico de 2017”, escreveu Ehrlich.
Desenvolvimentos institucionais
Abaixo da superfície, as instituições estão descobrindo o futuro do criptofinanciamento – um lembrete de quão rápido a indústria está evoluindo além das oscilações diárias de preços, embora cerca de 81% dos gestores de fundos acreditem que o bitcoin está em uma bolha, mesmo após a queda de 35% em maio , de acordo com uma pesquisa recente do Bank of America.
A integração de criptomoedas na indústria de serviços financeiros existente pode impulsionar o sentimento, apesar dos episódios frequentes de volatilidade de preços
Na segunda-feira, a CoinDesk relatou que a Bitwise Asset Management, uma firma de investimento em criptografia com US $ 1,2 bilhão em ativos sob gestão, levantou US $ 70 milhões em uma avaliação de US $ 500 milhões. Vários gigantes de fundos de hedge, como Stanley Druckenmiller e Daniel Loeb’s Third Point LLC, participaram da rodada de financiamento Série B da Bitwise.
A Crypto está gradualmente abrindo seu caminho no universo de multiativos, evidenciado pelos planos da Bitwise de crescer e estabelecer laços com empresas de consultoria financeira. Além disso, na semana passada, o State Street, um banco de custódia dos EUA que administra US $ 40 trilhões em ativos, lançou uma divisão de criptomoedas .
Mas esses desenvolvimentos institucionais levarão tempo, dados os obstáculos regulatórios e o ritmo de adoção predominante. Por enquanto, traders e analistas estão esperando por um catalisador para aumentar ou diminuir os preços da criptografia.
Limite de dominância de Bitcoin
A taxa de dominância do Bitcoin – a maior participação da criptomoeda na capitalização de mercado total – permanece abaixo de 50% no momento da impressão, tendo atingido um pico acima de 70% no início de janeiro.
De acordo com analistas do JPMorgan , essa taxa de dominância ainda é bastante baixa, o que é um sinal de baixa.
“Acreditamos que a participação do bitcoin no mercado total de criptografia teria que se normalizar e talvez subir acima de 50% (como em 2018) para ficarmos mais confortáveis em argumentar que o mercado em baixa atual ficou para trás”, analistas do JPMorgan liderados por Nikolaos Panigirtzoglou disse em nota publicada em 9 de junho.
Outros vêem a recente estabilização na taxa de dominância como um sinal de alta.
Após uma rotação inicial de capital de altcoins para bitcoin, esperamos que o bitcoin continue a se consolidar lateralmente até que a recompilação esteja completa, a escassez comece e o preço aconteça ”, disse Ehrlich
Aumento de contratos em aberto de futuros de Bitcoin
Os contratos futuros de bitcoin pendentes subiram para o máximo de um mês, sugerindo uma recuperação da atividade especulativa em torno da criptomoeda após uma série de manchetes positivas que parecem ter estabilizado o mercado.
O valor agregado em dólares dos contratos em aberto – contratos futuros de bitcoin negociados, mas não liquidados – subiu para US $ 13,1 bilhões, o maior desde 19 de maio, mostram dados da Skew. No mês passado, os contratos em aberto ficaram na faixa de US $ 10,5 bilhões a US $ 13 bilhões.
Enquanto isso, a pesquisa da Glassnode mostra que liquidações curtas em futuros de bitcoin ocorrem quando a taxa de financiamento perpétuo torna-se negativa, durante a consolidação do mês passado.
Comparativo de Altcoin
- Embora as taxas de gás no blockchain Ethereum tenham caído, um número crescente de usuários e desenvolvedores de finanças descentralizadas (DeFi) ainda estão migrando para a solução Polygon da camada 2, principalmente devido aos custos de transação baratos e tempos de bloqueio rápidos.
- O Fórum Econômico Mundial em seu relatório mencionou vários recursos de escalabilidade de redes de blockchain, incluindo Algorand, Cardano, Celo, XRPL, Solana e Stellar.
- Os tokens chiliz (CHZ), keep network (KEEP) e shiba inu (SHIB) foram listados no Coinbase Pro e começarão a ser negociados a partir das 9h PT na quinta-feira, embora CHZ e SHIB não estejam disponíveis para residentes de Nova York.
- O blockchain Algorand está obtendo uma rede fornecida pelo provedor de infraestrutura da fintech Six Clovers. A rede usará stablecoins totalmente regulamentados para conectar bancos, comerciantes e provedores de pagamento para fazer transações em todo o mundo.
- O Sygnum Bank da Suíça está lançando custódia e negociação em uma gama de tokens de finanças descentralizadas (DeFi), incluindo aave, aragon, curve, maker, synthetix, uniswap e rede de 1 polegada.