Já se passaram três meses desde a última alta de todos os tempos do Bitcoin ( BTC ), mas uma medida sugere que os detentores podem estar esperando ainda mais pelo próximo.
Em uma série de tweets em 17 de julho, o serviço de análise Ecoinometrics revelou que a descida deste ano dos máximos de todos os tempos é a segunda mais longa na história do mercado em alta do Bitcoin.
$ 30.000 podem ficar “por um tempo”
Já se passaram 95 dias desde que o BTC / USD atingiu $ 64.500 e uma grande fase de correção começou. Os investidores estão impacientes, mas apesar dos sólidos fundamentos , o preço à vista do Bitcoin parece não ter pressa em deixar $ 30.000 para trás.
A 55% abaixo das máximas, o Bitcoin também ameaça causar problemas para os modelos de previsão de preços, incluindo o estoque para fluxo historicamente sem paralelo.
Se a história servir de guia, no entanto, o Bitcoin ainda pode ir para o lado por meses antes de subir para bater seu recorde. Como notas Ecoinometrics, 2013 viu um período de 197 dias entre dois máximos históricos.
Veja também: O que é Drawdowns?
“Esta é uma das mais longas perdas com que o Bitcoin teve de lidar durante um mercado em alta pós-redução pela metade”, reconheceu em comentários no Twitter.
“Mas 95 dias ainda é apenas metade da duração da grande redução de 2013.”
Naquela época, o BTC / USD atingiu um piso de preço 69% abaixo de seu máximo histórico anterior, o que significa que a configuração do mercado atual também poderia permitir níveis abaixo de $ 30.000 e ainda permanecer dentro das normas históricas.
De forma mais ampla, no entanto, 2013 agora parece ser o ano mais semelhante aos eventos de preço do Bitcoin este ano.
“Em termos de trajetória de preços, essa correção também parece muito semelhante a 2013”, concluiu Ecoinometrics.
“Se continuarmos assim, o BTC permanecerá preso em torno de US $ 30 mil por um tempo …”
Os investidores de varejo estão tudo menos mortos
O comportamento recente da rede pintou $ 30.000 como mais do que apenas uma zona de negociação psicológica para Bitcoin.
Relacionado: O preço do Bitcoin só pode subir se a ‘redefinição’ de acumulação de $ 30K continuar – Pesquisa
Além de várias métricas que sustentam sua importância, os investidores estão começando a acumular moedas mais uma vez, incluindo aquelas que anteriormente vendiam nos níveis atuais.
No fim de semana, o estatístico Willy Woo atualizou o quadro, destacando os investidores de varejo comprando e diferentes classes de baleias se equilibrando entre as compras e as vendas.
“É o varejo que impulsiona os mercados em alta do Bitcoin. Quando eles param de comprar, é um aviso de mercado em baixa. Eles não pararam de comprar”, ele tuitou ao lado de vários gráficos no sábado.
“Últimos 30 dias: as baleias venderam 4k BTC, a plebe comprou 31k BTC.”