O trader veterano Peter Brandt tem captado a atenção do mercado de criptomoedas com suas recentes análises, apontando para uma possível grande recuperação do Bitcoin, similar ao movimento observado no mercado de ações durante a década de 1980. Em publicação na plataforma social X, Brandt detalhou suas observações comparando o gráfico do Bitcoin com o índice de oferta monetária M1 dos EUA (BTC/WM1NS).
Brandt destacou, “O argumento a favor do Bitcoin está relacionado à eventual destruição de unidades monetárias fiduciárias (por exemplo, USD). Este gráfico… traça o preço do Bitcoin BTC em relação ao estoque monetário total dos EUA (M1). Este rácio permanece abaixo do máximo de dezembro de 2017.”
O gráfico mencionado por Brandt não só analisa a performance atual do Bitcoin em comparação com a expansão monetária, mas também traz à tona lembranças de um padrão visto há quase quatro décadas. Naquela época, o índice Dow Jones Industrial Average (DJIA) estava prestes a iniciar um mercado altista que finalizaria a estagflação dos anos 70. Brandt explica a semelhança, “Interessante notar semelhanças na estrutura do gráfico com o DJIA durante o período da Grande Estagflação da década de 1970. Alguns de vocês negarão a existência de H&S invertidos de continuação (cabeça e ombros) – então discutirei isso aqui. Schabacker (1934) e Edwards e Magee (1948) reconhecem esse padrão pelo nome. Se a identificação for boa o suficiente para eles, então será boa o suficiente para mim.”
The argument for Bitcoin relates to the eventual destruction of fiat currency units (e.g., $USD)
This chart on right plots price of Bitcoin $BTC in relationship to total U.S. money stock (M1). This ratio remains below the Dec 2017 high. Interesting to note similarities in chart… pic.twitter.com/yQEAm3lMAX— Peter Brandt (@PeterLBrandt) June 1, 2024
Além disso, a teoria de Brandt sugere que, caso o BTC/WM1NS experimente um rompimento significativo, isso indicaria que o valor do Bitcoin está ultrapassando a crescente quantidade de dólares americanos. Este cenário poderia sinalizar um aumento considerável na valorização do Bitcoin comparado com a moeda fiduciária.
Brandt também está otimista em relação ao futuro do Bitcoin frente ao ouro, prevendo que a criptomoeda superará o metal precioso nos próximos meses. Ele menciona, “Desde o seu início, o Bitcoin BTC ganhou em relação ao ouro. Este gráfico mostra o número de onças de GC (ouro) para comprar um BTC. A proporção deve diminuir por mais 12 a 18 meses – depois avançar para 100 onças de GC para comprar um BTC.”
No momento da publicação, o preço do BTC estava cotado em US$ 69.151,08 com alta de 3% nas últimas 24 horas.