Warren Buffett disse em uma reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway no sábado passado que o Bitcoin (BTC) não é um ativo produtivo e não produz nada tangível. Apesar de uma mudança na percepção do público sobre a criptomoedas, Buffett ainda não a compraria.
“Se vai subir ou descer no próximo ano, ou cinco ou 10 anos, eu não sei. Mas a única coisa de que tenho certeza é que não produz nada”, disse Buffett. “Tem uma magia nisso e as pessoas anexaram magia a muitas coisas.”
Mesmo os entusiastas do bitcoin tendem a considerar a criptomoeda como um ativo passivo que os investidores compram e mantêm e esperam ver um aumento no preço por um longo período. O próprio Buffet comentou que “ninguém” está com pouco bitcoin, todo mundo é detentor de longo prazo.
Warren Buffett explicou por que ele não vê valor no bitcoin, comparando-o com coisas que geram outros tipos de valor.
“Os ativos, para terem valor, têm que entregar algo a alguém. E há apenas uma moeda que é aceita. Você pode inventar todo tipo de coisa – podemos colocar moedas da Berkshire… mas no final, isso é dinheiro”, disse Buffett, segurando uma nota de US$ 20. “E não há nenhuma razão no mundo para que o governo dos Estados Unidos… deixe o dinheiro da Berkshire substituir o deles.”
Buffett fez comentários hostis em relação ao bitcoin no passado. Mais notoriamente, dobrou esse sentimento no sábado ao dizer que o bitcoin é “provavelmente veneno de rato ao quadrado”.