A plataforma de negociação de ações Cboe publicará o primeiro fundo negociado em bolsa (ETF) Bitcoin (BTC) da Austrália – Bitcoin ETF na próxima semana, servindo como o primeiro grande teste do país de demanda generalizada de clientes por criptomoedas.
De acordo com um relatório da agência de notícias australiana AFR , a câmara de compensação que regula o acesso aos mercados de capitais de ações do país daria luz verde para o primeiro ETF de Bitcoin do país depois que um número suficiente de participantes do mercado concordasse com rigorosas limitações de margem.
A ASX Clear, uma poderosa câmara de compensação no coração dos mercados de capitais de ações da Austrália , agora tem quatro participantes do mercado dispostos a colocar seu dinheiro onde estão e atender aos rigorosos requisitos de margem necessários para cobrir os riscos de liquidação associados ao Bitcoin.
Acredita-se que existam atualmente três participantes de compensação de nível institucional e um grande jogador de compensação de varejo que estão preparados para pagar a margem de 42% exigida pela ASX Clear antes de permitir o início da negociação em um ETF Bitcoin.
O diretor de risco da ASX, Hamish Treleaven, disse:
“Estamos agora em nosso número mínimo de participantes de compensação e isso significa que estamos prontos para ir.”
Bitcoin ETF está pronto para ser negociado em 27 de abril
Na quarta-feira, 20 de abril, a Treleaven enviará um aviso aos participantes do mercado informando que a ASX Clear obteve aprovação regulatória.Formadores de mercado, corretores, clearers, participantes de clearing e investidores terão sete dias para se preparar para a introdução do novo produto.
Em outras palavras, o ETF Cosmos Asset Management Bitcoin , que atualmente está na frente da ASX Clear, poderá ser negociado no Cboe em 27 de abril, quando o mercado abrir. Quando o primeiro ETF de Bitcoin da Austrália for publicado na próxima semana, está projetado para atrair US$ 1 bilhão em investimentos. Os opositores alegaram que o atraso na aprovação do pedido da ASX Clear para negociar um ETF Bitcoin foi feito para proteger o local de negociação ASX da concorrência.
Notavelmente, a Comissão Australiana de Valores Mobiliários e Investimentos (ASIC) escreveu para um promotor financeiro do Bitcoin há dois anos, observando que um produto Bitcoin de varejo listado não era permitido na Austrália na época.