A Securities and Exchange Commission (SEC) negou a proposta do gestor de fundos VanEck de um ETF de bitcoin à vista, de acordo com um comunicado publicado na sexta-feira. A agência tomou sua decisão dois dias antes de o período de revisão de 240 dias da agência expirar em 14 de novembro.
Ao apresentar o pedido em março, a Cboe BZX Exchange também queria que a SEC implementasse uma mudança de regra que permitiria listar o fundo VanEck Bitcoin. O ETF teria sido capaz de rastrear diretamente os movimentos dos preços da moeda.
No entanto, a SEC colocou um obstáculo nesses planos quando rejeitou a proposta, citando que Cboe não tinha feito o suficiente para convencer a comissão de que poderia proteger os investidores e evitar negociações fraudulentas.
Rejeições Anteriores Bitcoin ETF
A rejeição não é vista como algo fora do comum e está em linha com rejeições anteriores de ETFs que rastreariam o Bitcoin diretamente. Cboe e VanEck vêm tentando lançar o primeiro ETF Bitcoin dos EUA há quase dez anos.
No entanto, a SEC se arrastou e demorou a aprová-los, citando o potencial de manipulação, fraude e uma significativa falta de regulamentação quando se trata de Bitcoin. Ao mesmo tempo, vários outros aplicativos Bitcoin ETF ainda estão com aprovação pendente.
Primeiros ETFs de Bitcoin Aprovados
A rejeição do VanEck ETF vem apenas semanas depois que a SEC deu luz verde aos primeiros Bitcoin ETFs baseados em futuros, o ProShares Bitcoin Strategy ETF. O ETF começou a ser negociado em 19 de outubro e subiu 4% em um dia. O segundo ETF foi o Valkyrie Bitcoin Strategy ETF, que estreou em 22 de outubro.
VanEck já tem um ETF Bitcoin Futures desde 23 de outubro, seguindo os passos do ProShares. No entanto, o ETF ainda não começou a ser negociado.
ETF para rastrear Bitcoin diretamente
Os investidores acreditam que ETFs baseados em futuros não são tão favoráveis ou eficazes quanto um ETF que pode rastrear Bitcoin diretamente. No entanto, há consenso de que eles são um trampolim importante para obter um ETF para rastrear Bitcoin diretamente. No entanto, pode demorar um pouco desde que isso se torne realidade.
Os pedidos de ETFs baseados em futuros tiveram um crescimento significativo durante o ano, especialmente depois que o presidente da Comissão de Valores Mobiliários, Gary Gensler, afirmou que a SEC estaria aberta a ETFs baseados em futuros.