Um novo relatório do JPMorgan (JPM) divulgado em 7 de julho destacou que uma aprovação da Securities and Exchange Commission dos Estados Unidos (SEC) de um fundo negociado em bolsa (ETF) de bitcoin à vista não vai resultar na mudança de jogo para os mercados de criptomoedas. As informações foram publicadas pelo Coindesk.
Conforme a publicação, os analistas liderados por Nikolaos Panigirtzoglou afirmaram que “Os ETFs de bitcoin à vista [existem] há algum tempo fora dos EUA, no Canadá e na Europa, mas não conseguiram atrair o interesse de grandes investidores”.
“Os fundos Bitcoin em geral, incluindo fundos baseados em futuros e lastreados fisicamente, atraíram pouco interesse dos investidores desde o segundo trimestre de 2021, também não se beneficiando das saídas de investidores de ETFs de ouro no ano passado”, disse o relatório.
“Os ETFs à vista são mais propensos do que os ETFs baseados em futuros a refletir a oferta e a demanda em tempo real e sua aprovação nos EUA traria mais liquidez e aumentaria a transparência dos preços nos mercados spot de bitcoin”, acrescentou.
A BlackRock entrou com um pedido em junho para a formação de um ETF de bitcoin à vista, ocasionado uma corrida no mercado e levando outros gestores de ativos, como a Invesco e a Wisdom Tree, a também se candidatarem.
SEC vai ‘jogar um osso’ no mercado com aprovação
O estrategista-chefe de mercado da InTheMoneyStocks.com., Gareth Soloway, comentou sobre a aprovação do fundo negociado em bolsa (ETF) Bitcoin (BTC) pela Securities and Exchange Commission dos Estados Unidos (SEC).
Para o especialista, a SEC vai aprovar como uma forma de “jogar um osso para os mercados cripto”. A declaração, ocorrida em entrevista transmitida em 5 de julho a Daniela Cambone, da Stansberry Research, foi realizada diante de um escrutínio intensificado por parte do regulador que resultou em vários processos nos últimos meses.
“Neste ponto, acho que vai acontecer. (…) E quase acho que é como se a SEC jogasse um osso nos mercados de criptomoedas, como ‘ok, bem, nós esmagamos você em todo o resto, suas esperanças e sonhos para todo o resto, então aqui está um ponto positivo”, afirmou.
Mesmo com a recuperação do mercado diante do interesse de várias empresas com aquisição do Bitcoin ETF spot, o especialista cripto não acredita que a possível aprovação seja “realmente como um divisor de águas” para a indústria.