O preço do Bitcoin disparou 8% hoje, subindo acima de US $ 55.000, em grande parte com base na expectativa de que a SEC aprovará um ETF BTC em 18 de outubro, dizem os especialistas.
O preço do Bitcoin está disparando – e alguns estão atribuindo isso a uma iminente aprovação do Bitcoin ETF da SEC.
Um Bitcoin ETF , ou fundo negociado em bolsa, é um produto de investimento que permite aos investidores comprar ações que representam um ativo digital sem ter que lidar com a criptomoeda por conta própria. Ainda não existe um nos EUA porque a SEC rejeitou repetidamente os pedidos do produto, citando preocupações sobre a manipulação de preços no mercado de criptografia.
A indústria de criptografia há anos anseia pela aprovação de um ETF Bitcoin nos Estados Unidos, e a expectativa é que, quando alguém finalmente conseguir a aprovação da SEC, isso levará a uma enxurrada de dinheiro institucional fluindo para o mercado de criptografia, empurrando o preço de Bitcoin mais para cima.
No momento, pelo menos 13 empresas importantes solicitaram à SEC o lançamento de um ETF Bitcoin e atualmente aguardam uma resposta. E especialistas em ETF dizem que é provável que, finalmente, seja aprovado em 18 de outubro. O ETF ProShares Bitcoin Strategy é o que está programado para expirar em 18 de outubro.
Só há um problema: isso significa que a SEC pode aprovar um ETF de futuros de Bitcoin , e não um que monitore o mercado à vista de Bitcoin.
“Os ETFs futuros arquivados sob o Ato de 40 (que Genz adora) estão muito vivos e provavelmente dentro do cronograma (achamos que 75% de chance foi aprovada em outubro)”, disse Eric Balchunas, analista da Bloomberg ETF, no Twitter, referindo-se ao presidente da SEC Gary Gensler .
Yes, the SEC has kicked can on bitcoin ETF approval BUT that is for the physically-backed ones under '33 Act. The futures ETFs filed under the '40 Act (which Genz loves) are very much alive and likely on schedule (we think 75% chance approved in Oct). Here's our odds: https://t.co/cSZ8aDsITl pic.twitter.com/DUEvRANvO7
— Eric Balchunas (@EricBalchunas) October 2, 2021
Um ETF futuro permitiria aos investidores comprar ações que representam contratos futuros (que apostam no preço do Bitcoin subindo e descendo), ao invés do próprio ativo digital. Esse produto foi anteriormente criticado por aqueles na criptoesfera porque eles afirmam que não é o que os investidores querem. Isso porque, dizem os criptopuristas, seria menos líquido e mais caro tanto para os emissores quanto para os investidores, em comparação com um produto à vista.
Embora essa conversa sobre uma aprovação pareça ainda estar empurrando o preço do Bitcoin para cima. No momento em que este artigo foi escrito, o ativo havia subido mais de 8% nas últimas 24 horas – e atingiu $ 55.000 antes de cair novamente para $ 54.811.
“Se passar, será um futuro”, disse o ex-banqueiro e negociante de criptografia Alex Kruger à Decrypt . “Não é um boato – alguns acreditam fortemente que será aprovado”, disse ele.
Kruger acrescentou: “Ironicamente, seria um produto horrível: a SEC ainda está preocupada com a manipulação do mercado e a falta de acordos com as bolsas para lhes dar visibilidade. Sempre foram assim, e isso não mudou. ”
This is what crypto markets are trading now. The dominant narrative is a bitcoin ETF. Dissapoint or not, can worry about that later. https://t.co/aIv3BFZqI4
— Alex Krüger (@krugermacro) October 6, 2021
De acordo com analistas de mercado, os negociadores de futuros de Bitcoin parecem estar “na frente” do que eles esperam que seja um anúncio favorável da SEC em relação a um ETF de futuros de Bitcoin. Mike Bucella, sócio geral da firma de crypto VC Blocktower, tuitou hoje cedo que acredita que “o pessoal está comandando um BTC ETF baseado em futuros” com base na atividade atual do mercado.
CME Futures basis in BTC blew out over last 24 hours,
My guess,
1) Folks are front-running a futures-based BTC ETF
2) Short are getting margin-called,
And, likely both.Allowing BTC to break from other risk-assets, driving the inflation/gold narrative at just the right moment.
— Mike Bucella (@MikeBucella) October 6, 2021
Grande parte da ação futura do Bitcoin nos Estados Unidos ocorre na Chicago Mercantile Exchange (CME), que experimentou um aumento no interesse em contratos futuros à medida que os investidores institucionais mostram mais interesse no mundo das criptomoedas. Hoje, o volume de negociação de futuros de Bitcoin na CME aumentou 7,49%, o que pode ajudar a explicar por que o preço do Bitcoin subiu 8%.
Se essa corrida vai continuar e se a SEC realmente dá luz verde ao primeiro ETF cripto nos Estados Unidos, ainda ninguém sabe. Mas só precisaremos esperar mais 12 dias para descobrir.