No dia 15 de outubro o preço do bitcoin ultrapassou os US $ 60 mil por unidade, o presidente de El Salvador Nayib Bukele zombou do professor de economia aplicada da Universidade Johns Hopkins, Steve Hanke, por causa de suas declarações recentes. Na época, o conhecido economista alertou que El Salvador enfrenta uma “ruína financeira” com “Bukele no comando”, depois que o presidente de El Salvador comprou o bitcoin dip quando o preço caiu.
O professor de economia aplicada da Universidade Johns Hopkins, Steve Hanke, criticou o presidente salvadorenho e o marcou em um post no Twitter em 23 de setembro.
“Nayib Bukele está jogando rápido e [solto] com os dólares dos impostos de El Salvador novamente”, disse Hanke. “Depois que os preços do bitcoin caíram para uma baixa de 6 semanas, Bukele comprou mais 150 moedas [e] orgulhosamente disse que ‘Acabamos de comprar o mergulho.’ Com Bukele no comando, a ELSL enfrenta a ruína financeira. ”
Enquanto isso, o principal bitcoin de cripto ativo (BTC) caiu em uma queda em setembro, mas com a transição do mês para outubro , o preço do BTC disparou. Em 15 de outubro, Bukele decidiu retuitar a declaração de 23 de setembro de Hanke e acrescentou seu próprio comentário. “Você estava dizendo?” Bukele provocou o conhecido economista. Desde então, o BTC tem pairado acima da faixa de preço de US $ 60 mil nas últimas 24 horas.
No dia seguinte, Hanke respondeu e disse : “Sim, eu estava dizendo ‘ruína financeira’. Você verificou a queda do preço dos títulos denominados em dólares de El Salvador desde 7 de setembro? ” Hanke perguntou a Bukele. “Como dizem os comerciantes, os títulos de El Salvador com vencimento em 2023, 2025 e 2029 estão ‘em dificuldades’”, acrescentou Hanke.