Centenas de salvadorenhos têm relatado em suas redes sociais problemas relacionado a roubo de identidade de suas carteiras Chivo. Segundo uma organização de direitos humanos em El Salvador, Cristosal, foram mais de 755 notificações de salvadorenhos relatando roubo de identidade de suas carteiras de Bitcoin Chivo.
Segundo alguns usuários de El salvador após ter inserido suas informações pessoais, uma tela na carteira Chivo apareceu dizendo que seu número de documento já havia sido associado a uma carteira.
Em um dos relatos Gabriela Sosa no Twitter, divulgou detalhes da conta para a qual os $30 foram direcionados. O nome do proprietário era Michael Santacruz.
Te digo que alguém se passou por minha identidade no @chivowallet, me aproximei de um ponto e já recuperei o usuário (que não conseguia abrir antes). E descobri que mandei $ 38 para esse cara.
Cc @FGR_SV. Acho que o melhor é expor essas pessoas. Quero dizer … o que você acha?
Motivação do ataque hacker
Para incentivar os cidadãos a usar a criptomoeda o presidente salvadorenho Nayib Bukele, liberou para cada cidadão US $30 em bitcoins, que foi depositado na carteira Chivo.
O governo de El Salvador ainda não respondeu a pedidos de comentários sobre alegações de roubo de identidade envolvendo a carteira chivo até o momento.
Pesquisas mostraram que em em agosto 65% a 70% dos salvadorenhos se opunham à adoção do bitcoin, e várias marchas de protesto ocorreram nas ruas. De acordo com os últimos dados oficiais fornecidos pela Bukele no final de setembro, mais de 2 milhões de pessoas baixaram o Chivo Wallet, como parte de uma agenda agressiva que também incluiu a mineração de bitcoin com energia vulcânica.