O SBI Motor Japan, subsidiária da SBI Africa Co., Ltd., anunciou nesta segunda feira (09) que seus clientes agora podem fazer pagamentos de carros usados usando Bitcoin (BTC) e XRP.
De acordo com o anúncio da SBI, a nova oferta marca a primeira vez que a criptomoeda XRP é implantada em um site de comércio eletrônico internacional no Japão. As transações BTC e XRP serão liquidadas na SBI VC Trade Co., Ltd, uma corretora de criptomoedas de propriedade do SBI Group.
A plataforma, segundo a SBI, usará métodos de segurança apropriados para impedir a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo por meio de transações de criptomoedas. Além disso, a SBI também divulgou que está atualmente examinando seus parceiros de negócios para verificar se eles seguem os regulamentos vigentes corporativamente e aqueles do Japão.
O SBI afirmou ainda que, além de adicionar acordos de Bitcoin e XRP, continuará apoiando outros projetos significativos que atendem às demandas de sua base de clientes em expansão. De acordo com o anúncio, a medida acontece devido a crescente demanda por criptomoedas em alguns países, principalmente na África, onde as pessoas ainda não têm acesso a serviços financeiros básicos.
De acordo com o SBI, mais de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo ainda não têm acesso a serviços financeiros básicos e foram excluídos de atividades benéficas por causa disso, como mostra uma pesquisa do Banco Mundial de 2017.
A adoção por parte do SBI é visto como um passo muito positivo para a Ripple, que está lutando com uma ação movida em 2020 por vender títulos não registrados na forma de XRP. O processo foi um duro golpe para o XRP e seus detentores, que viram algumas plataformas cessarem o suporte à moeda digital. O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, comentou recentemente sobre seu otimismo de que o processo de longa data com a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (a SEC) resultaria em um resultado favorável para a empresa de pagamentos globais baseada em blockchain.